segunda-feira, setembro 26, 2005

7ª Ideia: A Autarquia, elo aglutinador e Dinamizador.

A Câmara Municipal existe para servir os Munícipes e não para se servir deles.
A lógica " Cliente / Fornecedor" é aqui aplicável. E dentro desta lógica o munícipe é o consumidor de serviço público e a autarquia o fornecedor desses serviços.
Os funcionários deixam de ser "Poder" para serem " vendedores" de serviço público.
O munícipe espera da autarquia uma correcta gestão da coisa pública mas também respeito, dedicação e trabalho.
O funcionamento das autarquias tem de se ajustar ao tempo que vivemos, competência, responsabilidade, dinamismo, rapidez na decisão e na acção são algumas das qualidades que deverão ser introduzidas na orgânica das autarquias, e à da Marinha Grande também.

O estabelecimento de objectivos de gestão da qualidade do serviço prestado e a elaboração de um quadro de indicadores é um passo decisivo para uma prestação de um serviço de qualidade, onde a exigência, a competência e a responsabilidade, ou a falta delas, passam a ter um rosto.

E uma das formas como é possível caminharmos para a modernização das nossas autarquias é procedendo à Certificação de Gestão de Qualidade aplicadas aos Serviços da Administração Local, segundo os requisitos definidos da Norma NP EN ISO 9001:2000.
A sua implementação tem como objectivos:

- Melhoria do funcionamento, eficácia e eficiência na prestação dos serviços
- Redução da burocracia, racionalização dos processos e aumento da transparência das decisões.
- Credibilidade dos projectos de melhoria de qualidade de vida, do bem-estar dos cidadãos e da acção social.
- Adopção e utilização sistemática de uma ferramenta de gestão voltada para os resultados, não na óptica do lucro/prejuízo, mas na óptica da satisfação plena dos objectivos expressos pelos indicadores de realização.
- Visibilidade dos esforços de aproximação às preocupações da população e satisfação das suas necessidades e aspirações
- Evidências na preocupação de um correcto planeamento e utilização eficiente dos recursos da autarquia e da comunidade.
- Formação de funcionários da administração autárquica.

Aos grandes desafios da modernidade as administrações central e local têm de responder com uma administração ágil, dinâmica, eficiente, competente e desburocratizada.