terça-feira, agosto 30, 2005

CAMPO DE GOLF NO CONCELHO E DESPORTOS NAUTICOS NO RIO LIS

O concelho da Marinha Grande, não pode ser considerado como um destino turístico, sendo apenas um ponto de visita pontual num qualquer programa turístico.

Temos um turismo de passagem e disso é sintomático o parque hoteleiro do concelho cuja ocupação é conseguida sobretudo à custa da actividade industrial.

Efectivamente a receita turística gerada no concelho não é significativa. É necessário inverter este estado de coisas e para isso implementar todo um conjunto de novas infra estruturas que para alem do seu aspecto económico possam também servir de ancoras a outros projectos complementares e finalmente pólos geradores de emprego qualificado.

A nossa política de turismo não pode exclusivamente basear-se no sol e mar, que tem sido a grande oferta do concelho neste sector, mas que se resume cada vez mais a 3 meses no ano e é necessário que possamos ter ofertas que cubram o ano inteiro.
É neste contexto que protagonizamos algumas ideias, tais como:

Campo de Golfe no Concelho
Seria uma estrutura englobada num projecto mais abrangente, tipo um Resort, que incluiria Courts de ténis, piscinas e auditório e uma unidade hoteleira de qualidade. Todo este projecto se enquadraria na paisagem sendo objecto de um projecto arquitectónico e paisagístico de qualidade em harmonia com o meio e que teria toda a vantagem em se situar na proximidade da costa mas no entanto suficientemente afastado para que as características de cada um não entrem em conflito.
Este projecto deve-se resumir a isto mesmo, sem urbanizações complementares que desvirtuem a essência de um verdadeiro projecto turístico.
Neste projecto poderiam ser introduzidos princípios de uma exploração equilibrada entre a floresta e a actividade turística onde o campo de golfe e a floresta pudessem conviver e beneficiar um com o outro. A imaginação nesta área não tem limites e as potencialidades que se podem criar são imensas.

Aproveitamento para desportos náuticos da foz do Rio Lis
Não é propriamente uma ideia nova, mas de facto nunca foi verdadeiramente debatida, e temos de ser capazes de valorizar todos os recursos que a natureza nos deu.

Para isso terá que haver a união de esforços para a despoluição do rio em que a Autarquia tem que ter um papel muito mais activo do que o que teve até agora utilizando todos os meios ao seu alcance, quer nacionais, numa acção inter-municipal com a Autárquica de Leiria pressionando por todos os meios o poder central na criação de linhas de financiamento dedicadas possibilitando aos exploradores das pecuárias a construção das infra-estruturas adequadas para continuarem a sua laboração em harmonia com o ambiente.

Têm que ser as autarquias, produtores, associações ambientais, em suma entidades publicas locais e privadas, agregando todos os esforços ao seu alcance para que sejam tomadas as devidas acções que levem á resolução do problema e inclusivamente europeus como ultima instancia na denuncia dos atentados ambientais de que o rio tem sido alvo, porque o nosso Concelho é o mais prejudicado com esta inércia na resolução do problema já que condiciona toda e qualquer iniciativa de reordenamento das suas margens e de aproveitamento da sua foz como uma mais valia para o Concelho.

A monitorização em tempo real da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Lis, á semelhança do que Aveiro está a fazer para controlo da qualidade das águas da ria, por forma a prevenir e intervir de forma imediata perante eventuais atentados ambientais .

É preciso muita luta e encontrar os parceiros certos e sobretudo ter-se vontade de mudar. É este o comprometimento de uma Autarquia, cativar e criar condições à iniciativa privada para que esta concretize projectos dinamizadores de recursos e de emprego qualificado.

11 Comments:

Blogger Cão com Pulgas said...

Esta é outra...

12:53 da tarde  
Blogger Cão com Pulgas said...

Concordo com todas as intenções, excepto o campo de Golf propriamente dito. Porque é que não propõem tudo isto sem que necessariamente se construa um campo de golf? É que a preocupação com o meio ambiente só por si já é uma boa ideia, não precisa de um campo de golf para a justificar. Enfim... como dizia alguém com muito bom senso, neste bolg, há uns dias atrás: Os políticos em Portugal não fazem nada que não possam inaugurar depois...

12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aprovo a 100% a ideia!

Relativamente ao Campo de Golf a minha modesta opinião é a de que seja feito mas de forma inédita, as bolas não sejam brancas, mas com as caras dos nossos governantes LOCAIS... assim poderíamos dar-lhes na cabeça, sem que se queixassem....

Em relação a desportos no rio Lis, o que penso é que se poderia a partir de já fazer concursos a ver quem apanha o maior dejecto.... recordo que também esta seria uma ideia inédita e de projecção...

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não me parecem descabidas nenhuma das duas ideias.
A primeira pode ser o pontapé de partida para se começar a pensar na Floresta nas suas mais variadas vertentes: Limpeza, segurança, protecção e porque não um recurso de mais valia turistica para o Concelho.

A segunda pode ser o principio da discussão relativamente à inércia do Municipio face ao flagelo da poluição do Rio que se afecta o outro concelho - Leiria - também tem afectado e muito a economia da Praia da Vieira, quem quer passar férias numa terra, que vive essencialmente do turismo durante 3 meses de verão, onde a saude publica está em causa?

Voltarei a estes assuntos numa hora mais própria mas não deixo de dizer que acho "airosa" a forma como a candidatura do CDS encaminha à discussão os "problemas essenciais". Será este o tão apregoado "toque feminino" na abordagem dos assuntos? A subtileza... não tenho nada contra.

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não me parecem descabidas nenhuma das duas ideias.
A primeira pode ser o pontapé de partida para se começar a pensar na Floresta nas suas mais variadas vertentes: Limpeza, segurança, protecção e porque não um recurso de mais valia turistica para o Concelho.

A segunda pode ser o principio da discussão relativamente à inércia do Municipio face ao flagelo da poluição do Rio que se afecta o outro concelho - Leiria - também tem afectado e muito a economia da Praia da Vieira, quem quer passar férias numa terra, que vive essencialmente do turismo durante 3 meses de verão, onde a saude publica está em causa?

Voltarei a estes assuntos numa hora mais própria mas não deixo de dizer que acho "airosa" a forma como a candidatura do CDS encaminha à discussão os "problemas essenciais". Será este o tão apregoado "toque feminino" na abordagem dos assuntos? A subtileza... não tenho nada contra.

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui estou....

Não comecemos nós Portugueses a tomar a iniciativa e vejam o que pode acontecer num futuro não tão longínquo assim, por isso estas ideias são pertinentes e actuais e era bom que as autarquias acordassem enquanto é tempo e pusessem os pés ao caminho para captarem “investidores portugueses” que têm vindo a deslocalizar-se para o estrangeiro criando desenvolvimentos para os outros ao invés de o criarem aqui e também antes que os “ nuestros hermanos” se transfiram totalmente para este pontão desgovernado.
Sublinho que nada tenho contra Espanha só que é um dó de alma deixar que todo o empenho de D. Afonso Henriques na conquista da independência seja aventado porque nós Portugueses estamos a permitir que outros tomem a iniciativa e nos “reconquistem” pelo poder economico-financeiro. Dói.

Transcrevo um pouco do texto de uma revista Espanhola/Portuguesa que por acaso o titulo de primeira página me chamou à atenção precisamente por causa destas ideias:

“ Diversos grupos espanhóis estão a investir no sector do turismo em Portugal, existindo alguns projectos de grande relevância. O Algarve e a zona do Douro estão a atrair novos investimentos turísticos - imobiliários de origem espanhola”

“ O sector do turismo nacional está a acolher importantes investimentos desenvolvidos por grupos espanhóis, numa altura em que Portugal quase estagnou a captação de novos projectos turístico - imobiliários.................”
Só o titulo é sugestivo.

Vejamos no Algarve:
Apresentam numa explicação exaustiva todo o projecto sobre o que vai ser feito em Vilamoura após o grupo espanhol ter comprado a marina e um complexo residencial pela módica quantia de 380 milhões de euros e onde prevê um investimento na ordem dos 750 milhões de euros. As expectativas deste grupo espanhol quanto a receitas com o projecto a que chamam “ Vilamoura XXI, é na ordem dos três mil milhões de euros.

Vejamos quanto ao Vale do Douro:
Titulos:
“ O potencial do turismo cultural no Vale do Douro “ até aqui tudo certo na medida em que é dada detalhadamente todo o potencial desta região.
“ Estratégica Ibérica essencial para o Douro” até aqui mais ou menos.
O desenvolvimento do artigo que tenho que resumir, refere uma personalidade ligada ao sector que defende uma estratégica ibérica para o Vale do Douro numa articulação entre entidades publicas e privadas nacionais e entre estas e as espanholas.
Descreve também que nesta região o anterior governo apresentou um Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro e que contemplava a captação de 5 projectos onde apareceram 2 de alguma dimensão de investidores Portugueses. Ambos os projectos estão a ser apoiados pela Agencia Portuguesa para o Investimento.
E transcrevo “ Existem alguns rumores de possíveis interesses de grupos espanhóis em investir no turismo duriense...”. Aqui é que começa a doer porque é explicado todos os projectos que vários grupos espanhóis preconizam para a região.

E volto a transcrever outra parte “ Algumas medidas recentes do Governo português, como os novos mecanismos de acompanhamento e desenvolvimento processual dos projectos que sejam reconhecidos como sendo de potencial interesse nacional ( PIN) poderão ajudar igualmente ao progresso desta região”.

E não poderá ser o Concelho da Marinha Grande considerado como “potencial interesse nacional”? Temos o Pinhal do Rei, , temos a tradição vidreira, temos as praias, temos um rio, temos museus e outros que se avizinham ( e que são bem vindos), temos gastronomia, temos costumes e tradições, temos arte xávega e temos todo um património histórico. E temos gente que anseia por novos desafios e oportunidades.
Pergunto se uma autarquia não poderá accionar mecanismos e acções que captem investimento Português?

Tenho pena de não conseguir colocar aqui todo o artigo que é bem interessante, mas ficam as linhas gerais.

11:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande ideia!
Deviam é de construir mais coisas para as pessoas se animarem que isto está muito mal. Portugal, parece que não sei...anda deprimido.
Lá na minha suinicultura, para animar a malta, entretemos-se a amandar com porcos mortos pelo rio abaixo e depois tentamos afundá-los à pedrada.
Às vezes lá passa um.
Mas gosto. Gosto muito de golfe. Quem me meteu o bichinho desta modalidade foi um tio meu que era jogador de hóquei. Lá em casa todos jogamos. A minha Soraya Filipa até já me pediu uns stiques para experimentar.
Por mim, acho que deviam avançar com os papéis do projecto. Ali para os lados da Vieira há muita duna sem árvores. Eu sei porque tenho ido para lá com o jipe lavrar um bocadinho. No outro dia até matei uma raposa, um furão, ou lá o que era aquela merda...
E depois, isso dos incêndios toda a gente sabe quem é que os anda a pôr. São pessoas com problemas mentais que se apanham com uma caixa de fósforos e só fazem disparates. Olha mandem-nos para a minha suinicultura que eu ponho-os a acarretar baldes de trampa que é um mimo.
Um campo de golfe traz muita gente de fora. Gente com muito nível como a Cinha ou o outro, aquele pandeleiro que a minha mulher acha tanta graça...Pessoas com classe, não é como esta gentinha daqui que é uma invejosa!

P.S.: Comprei um barco na última Nauticampo (a pronto pagamento) e cheguei a casa e descobri que aquilo não me cabe lá. Havia a possibilidade de construirem uma marina? Eu pago, que eu tenho bués de iniciativa privada.
Vejam lá isso...

9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um jogador de Golf (rico),
conheço-te!
agora quero ser mais teu amigo,
e ir para os sitios que tu vais!
e fazer o que tu fazes.

3:39 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Na última linha do seu texto, o prezado Luis Gonçalves fala de "emprego qualificado".
A que se refere ao certo? O emprego de apanha bolas ou a uma fulgurante carreira como caddy, vulgo carrega sacos?
Marinhense, amigo, perdeste o emprego? A tua fábrica foi à falência e o teu patrão cavou para a Polónia onde ainda há palermas a receber menos que tu? Não desesperes. Apresenta-te no Campo de golf do CDS/PP para acarretares com os tacos, as bolas, os tees e toda a trampa que o sacana do teu patrão resolver levar para o green. Com sorte talvez ele te deixe conduzir aquele carrinho ridículo, uma vez que ele já tem um Jaguar último modelo e o teu chasso está a cair de podre.
Tenham paciência. Não façam pouco dos outros. Haja respeito!

7:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Cão Com Pulgas,

Não queira passar por quem não é. Não queira passar uma imagem de si que não corresponde à realidade até porque a sua escrita não permite que essa leitura seja feita.

Sabe bem a que tipo de trabalho qualificado me refiro. Se estivesse mais atento ao Concelho saberia que em algumas colectividades estão a decorrer cursos de reconversão de desempregados oriundos de algumas areas nomeadamente industriais para as áreas de hotelaria. E essas pessoas precisam de encontrar um emprego que lhes devolva a dignidade do trabalho, que lhes permita governarem as suas vidas e sustentarem as suas familias. E muitos lhe responderão nem que seja de caddy.

E que eu saiba, um trabalho, honesto, nunca humilhou ninguém antes pelo contrário. E nem todos tiveram ou têm a sorte de ter nascido em familias que lhes tenha permitido tirar cursos superiores e nem Portugal oferece as condiçôes necessárias permitindo o acesso ao Ensino, para que todos possamos ser doutores e engenheiros.

Se perguntar a essas pessoas que estão nesses cursos qual será o desejo e a vontade delas após o termino do mesmo, responderão, com toda a certeza que será encontrar emprego. E eu pergunto no nosso Concelho, na area da hotelaria onde?

Por isso não menospreze trabalho honesto, seja ele qual for, ou para si, só quem tem canudo é que é gente?

Ser caddy num campo de golfe é tão digno como ser trabalhador num carro de lixo pois se um carrega os sacos e as bolas de alguém este ultimo limpa todo o lixo que todos nós fazemos, para não empregar um termo mais vernaculo.

Desigualdades sempre existiram e sempre existirâo mesmo quando e se um dia se chegar a uma "sociedade perfeita" que possibilite os acessos a tudo em igualdade, mesmo assim haverá aqueles que por falta de ambição preferirão seguir a sua vida de uma forma modesta.

Mas enquanto isso não acontece é preciso pensar e agir na procura de alternativas para aqueles que por si só não as têm.

Por isso Senhor Cão com Pulgas não se desgaste a tentar que quem conseguiu um certo e determinado patamar na vida e algumas vezes atingindo o fim da escadaria seja empurrado para o atrio.

E continuando por analogia, canalize a sua raiva para que quem está no átrio consiga as forças e os meios para ir subindo os penosos degraus e que consigam um dia atingir o topo da escadaria juntando-se áqueles que ou por nascimento, ou por sorte, ou porque se empenharam numa vida de trabalho honesto ( e não me venha dizer contrapondo que todos aqueles que atingem todas as mordomias de que fala o não fizeram honestamente.

A grande diferença ideologica que (e não tomando nenhuma das candidaturas do concelho como exemplo) entre a direita ou centro direita e a esquerda ou extrema esquerda reside em que os primeiros defendem a subida das escadas e os ultimos só pensam em empurrar quem já lá chegou.

Essa sua "raiva" só me faz pensar que ou é um inconformado para não lhe chamar frustado ou então que só escreve estas infelicidades para semear a discussão esteril à volta de assuntos que requeriam uma discussão fecunda.

9:49 da tarde  
Blogger Riactiva said...

Concordo com todos :)

Há lugar para todos, seja campos de golfe ou desportos nauticos :)

Não ha lugar para mais estádios de FUTEBOL :(

Não ha lugar para projectos megalómanos :(

FALTA primeiro investir em educação da nossa juventude, para que quando cheguem á idade adulta sejam mais esclarecidos e dêm mais valor ao crescimento sustentado, á humildade, e não se deixarem levar pelos discursos hipocritas dos nossos governantes...

Tambem não nos devemos virar uns contra os outros,não HA ESPAÇO :(

Devemos sim pedir e exigir aos nossos decisores gestão por objectivos, equilibrada e sustentavel, para bem do nosso futuro, mas enquanto andamos distraídos nas nossas guerrinhas eles vão se enchendo, e nós vamos ficando cada vez mais para trás :)

Como me ensinou o meu avõ... td é preciso, mas é como o sal na comida... nem demais nem de menos.

Aloha

3:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home