quarta-feira, agosto 17, 2005

Circuito Permanente de Desporto Motorizado

O Concelho da Marinha Grande pode aproveitar a oportunidade da não existência de qualquer infra-estrutura do género num raio de mais 100 kms e que tem potencialidades para constituir um pólo de atracção turística activo durante os 12 meses no ano, que para além de dar ao Concelho outra visibilidade traga consigo gente que possa animar a actividade comercial local.
As colectividades da região ligadas ao desporto motorizado e ao moto-turismo gostariam de ter outras actividades ao longo do ano e estão condicionados à falta de infra-estruturas adequadas.

A actividade desportiva ligada ao desporto automóvel é potencialmente geradora de uma actividade económica, sobretudo ligada ao comércio e aos serviços mas também pode ser geradora de actividade industrial que poderá assentar na inovação.

O projecto pode também contribuir para uma melhor formação cívica e técnica dos condutores pois passarão a dispor de condições onde possam experimentar toda a adrenalina da velocidade e da condução com segurança sem colocar em risco a vida de todos quanto utilizam as estradas.

É neste sentido que é proposto a instalação de um Parque Desportivo vedado, constituído por um conjunto de infra-estruturas desportivas destinadas aos desportos motorizados, onde se possam praticar várias modalidades, como por exemplo arranque e velocidade, em alcatrão e terra, pista de "slide", pista de todo o terreno para jipes, motos, moto-quatro e onde se pudessem realizar Festivais, Concentrações de automóveis e motos e que possa servir de apoio ao moto-turismo, uma modalidade cada vez com mais adeptos.

As diferentes pistas teriam todo um complexo logístico de apoio, comum, constituído por "Boxes", posto de socorro, e restante estrutura técnica de apoio. A infra-estrutura ficaria completa com bancada para o público, restauração, área social, comercial e parque de estacionamento.

A participação da Autarquia no projecto pela sua contribuição para a disponibilização do espaço adequado, com todo o processo burocrático que existe para disponibilização dos terrenos, no anteprojecto do Parque de acordo com as normas de segurança da FIA e da FIM para as diferentes actividades, na conjugação das entidades que formariam o consórcio que ficaria responsável pela gestão do Parque e no licenciamento da obra. A Autarquia não participaria na gestão do empreendimento, nem a sua intervenção deverá ir para alem da já mencionada.
Outra solução seria a concessão mediante um caderno de encargos e válido por um prazo de tempo. Os clubes do concelho teriam uma participação, no mínimo de 5% no capital.

As oportunidades não batem à porta duas vezes, ou se agarram com firmeza e determinação, ou para sempre se perdem.
O futuro não espera por nós!

41 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paulita: VAI CAGAR!!!

2:56 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Os mal educados são anónimos?
Vergonha... Têm?

8:22 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Acho que a Marinha necessita de muitas outras coisas antes disto.
A ideia parece-me medíocre.

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma excelente ideia. Ponhamos os olhos na quantidade de pessoas que estes desportos movem e pensem se não será um bom meio de promoção da Marinha Grande a todos os niveis nacionais e quem sabe internacionais. É preciso pensar-se em termos de mais valias para o Concelho, ou não temos nós cá um grande clube motard na marinha Grande e outro em Vieira de leiria? E quanto aos jipes? E quanto aos carros?
Porque pensar-se que este assunto é uma merda?
Alguém assistiu á concentração na Vieira? E que condições tiveram? E o que é que a Camara coloborou? Nem sequer deixam fechar pelo menos uma rua ao transito para as demonstraçôes!
Este anonymos por acaso tem alguma ideia mais válida para proporcionar? Ou alguma sugestão de melhoria?
O Bruno tem razão a Marinha precisa de muitas outras coisas, mas será que também não pode ser discutido este assunto? Irei contribuir para o enriquecimento desta ideia com algumas sugestões de melhoramento, depois de falar com algumas partes interessadas.
Paula, parabéns pela iniciativa mesmo que os "velhos do restelo" a critiquem. A ousadia de pensar diferente e novo é o que é preciso para por esta terra a mexer!

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São ideias como estas que são necessárias para o desenvolvimento economico e social do nosso concelho. Efectivamente temos que começar a pensar "grande" porque basta de resolvermos os problemas do momento. O Concelho da Marinha Grande pode ter efectivamente outros tipos de problemas com uma urgencia mais premente de resolução mas temos que começar a delinear projectos desde tipo com uma estrategia bem definida, bem planeada e bem gerida para deste modo podermos concretizar projectos semelhantes a este que logicamente nos trarão os beneficios acima ditos.
Não penso que tal projecto não tenha viabilidade de concretização pois há uns anos atrás a Marinha Grande foi palco de um evento de desportos motorizados onde se notou uma grande adesão do publico e de participantes.Logo não é irrealista. Então temos os meios, o espaço/localização. O que falta efectivamente é a tal boa vontade, o pensar "á frente" e uma boa gestão para concretização do mesmo e algumas parcerias nomeadamente entre as associações ligadas a este assunto e o poder local.
Este concelho tem uma vasta tradição deste tipo de desporto. Não nos podemos esquecer que tinhamos aqui o Rallye Rota Do Sol. Há que agarrar esta ideia e leva-la para a frente e fazer com que as pessoas da nossa terra não se dirijam para outros concelhos á procura das condições que a nós nos faltam.
Parabéns pela ideia e força!

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de eu não ser adepta deste tipo de desporto considero que a ideia, na globalidade, é interessante, uma vez que inclui várias modalidades que utilizariam um único espaço. Mais do que o aspecto desportivo ou económico a ideia é bem vinda se terminar com a destruição das dunas provocadas pelas motas, moto 4 e jipes dos que querem praticar as ditas modalidades, e que assim estarão a destruir a nossa mata e praia.

8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece uma ideia arrojada mas perfeitamente possivel de concretizar. Penso que a autarquia poderia ser o incentivador deste projecto, não como operador directo mas como o aglutinador e a entidade que poderia procurar, através de parcerias, as entidades ou entidades que dessem corpo ao projecto.
Os passeios pedonais e na mata já existem, pena que a autarquia só os promova de verão e este época mais do que em qualquer outra.Porque será? Mas poderão ser mais participados se associações nomeadamente da Marinha Grande, tais como as colectividades, participassem mais.
Este projecto é algo muito maior, diferente, por isso de acarinhar.
Há cerca de 20 anos atrás foram corridas de motos num circuito fechado á volta do parque muinicipal e mais tarde foi o circuito de provas de carros incluidos no rallye Rota do Sol.
Em ambas a Marinha Grande recebeu um mar de gente. Fomos noticia a nivel nacional e não só. Isto é promoção! Isto é chamar gente ao concelho! Isto é progresso!
Diferente este projecto?
Sim, o que temos é nosso dever preservar e acarinhar. Mas o que não temos mas já tivemos numa outra dimensão mais pontual, é necessário falar e colocar á discussão.A Ousadia de Pensar diferente!Isto sim. E outros projectos como este, vale a pena discutir, enriquecer e incentivar!

9:56 da tarde  
Blogger Unknown said...

Joana Dias said...
"São ideias como estas que são necessárias para o desenvolvimento economico e social do nosso concelho."


Não acho. De todo.

12:07 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Cara Ana Paula Silva

Não consigo conter as gargalhadas sempre que leio este seu post. No início, chegava a ficar roxo de tanto rir. Agora, já consigo respirar a meio para logo retomar a risota. Depois do candidato do PS se revelar um comediante nato, vejo que também a menina tem um bom sentido de humor. esta do autódromo é uma anedota quase picante. É que, não sei se tem andado atenta, a Marinha Grande precisa tanto de um autódromo como um velório precisa do Quim Barreiros.
Prometo contudo parar de rir se me disser que está a falar a sério. Aí temos choro porque o velório político é o seu. Digamos que talvez não esteja tudo perdido, mas fica a sua candidatura ferida num pé com este tiro de criatividade política.
Sossegue-nos.
Diga-nos que escreveu este post depois de vir da Discoteca à 4 da matina.
Diga-nos que não acredita realmente que haja iniciativa privada tão estúpida capaz de deitar dinheiro à rua com futilidades.
Diga-nos que, afinal, talvez não seja assim tão rentável, à semelhança do Estoril, criar mais um mono gigantesco para ficar às moscas.
Diga aos seus eleitores que nem todos no seu partido costumam ter ideias destas. Dê-lhes uma satisfação, porque eles devem estar a pensar que a menina endoideceu.
E não vá por aí. Isso é uma granda volta.

2:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tchhhhh...granda volta que você vai dar! Você faz assim: passa a 1ªrotunda, não corta; passa a 2ªrotunda, não corta; na 3ªrotunda vira à esquerda e faz tudo recto. Siga, siga, siga. Depois, não corta na 1ª, não corta na 2ª, não corta na 3ª, não corta na 4ª, só corta ao pé do talho do Sr. Manel.

11:38 da manhã  
Blogger Praça Stephens said...

Gostei do comentário do Cão com Pulgas, como alás gosto de outras coisas que ele escreve, sem esquercer, claro está, os epítetos com que normalmente me presenteia

1:52 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Este pulguento tem para dar, não estivesse-mos nós em Portugal...

Já agora, Dr.João Paulo Pedrosa, o Ricardo já lhe falou acerca do passado fim de semana? Acho que correu tudo bem. É assim que os jovens crescem, dando-lhes oportunidades para se mostrarem, para partilharem sentimentos e conhecimentos, para também adquirirem outros, oportunidade de descobrir novos sítios, falar com novas pessoas... todos eles rondam os 16 anos de idade e acredite que já têm um valor fora do normal, cá poucos políticos têm atenção a isso... Como é lógico nenhum deles tem transporte pessoal e se não fossem amigos a ajuda-los a vir teriam tido grandes dificuldades, porque a câmara local, neste caso a do Montijo, não percebe estas coisas, nem o quanto importante é para eles estas experiências e não deu sequer resposta ao pedido de apoio que lhes foi feito pelos próprios jovens, isto é chato, devia haver mais atenção a estas coisas. Todos aprendemos!

4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que acho lamentável, alguns comentários feitos sobre esta ideia, é pena que haja pessoas que não entendam que isto é um projecto que merece ser debatido, o que não quer dizer que a Marinha Grande, não necessite de outras coisas primeiro que este circuito, não tive a ideia de ser um autodromo, como alguém mencionou.
Mas pensem bem: que tipo de atracção para os jovens existem neste Concelho? Segundo o Bruno só agora é que começou a aparecer algo ligado ao espectáculo musical, para além disso, e, que eu tenha conhecimento mais nenhum...
Fazendo eu parte do grupo dos amantes das vespas, parecia-me uma mais valia para a Marinha a existência deste circuito, porque já aconteceu realizarem-se concentrações vespistas neste distrito eum problema que quase sempre se passa, é a falta de um espaço para se realizarem as corridas, jogos, etc, isto para não falar de não termos nenhum sitio, onde se possa montar uma tenda, onde se possa cuidar da higiene pessoal, para não falar de outras coisas tais como, comprar comidas e afins. Sim porque, não pensem que as concentrações são só participadas pelas pessoas do distrito, porque não são.
A maioria dos vespistas vem do Sul e do Norte do País.
Sei que esta ideia desagrada muita gente, mas pensem... se houvesse um polo de atracção na Marinha Grande onde se pudesse praticar estes desportos, nomeadamente e por exemplo, quad, karting,e outros tantos,será que existiriam tantos jovens e não só, a procurarem drogas? Hum....... Não me parece.....
Reconheço que a Marinha Grande tem necessidade de muitos outros projectos, mas será que só por isso, esta ideia não merece ser debatida????

Debater, não quer dizer atropelar outros projectos, mas sim procurar a opinião de todos...

Ah.... já agora.... para aqueles mais mal educados... p.f... respeitem a liberdade de ideias e de opiniões....... Se acham mal, digam porquê.... não se limitem a escarnecer.... só com crítica construtiva... todos podemos crescer....!

6:25 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Amiga Eva,

Se fosse uma leitora assídua deste blog percebia que muito e mais importante há a fazer por esta cidade... Temos falta de muitos bens a que podemos chamar de essenciais, nem isso conseguimos ter, agora pensar em projectos destes, com falta de tanta coisa é mau e nem sequer dá lugar a uma discussão proveitosa... Leia o blog.
Até gostava de ir dar uma volta de Karting, mas sinceramente, quem percebe o estado desta cidade, não fala em pistas de carros. Fico à espera da próxima ideia, porque acho que existem por aí coisas mais bem pensadas.

Claro que quase todos os amantes destes desportos (que me parecem todos os que aqui escreveram a apoiar a ideia) vêm este projecto com bons olhos, mas sejamos realistas... Eu também gosto de karting, já participei em várias provas, na Batalha e em Fátima, mas precisamos de melhor educação, e isso pouco trás, precisamos de melhorar todo o apoio social, e isso nada trás.

Querem trazer turismo para a Marinha? Fazem uma casa, tipo Big Brother, arranjam uns gajos e umas gajas para meterem lá dentro a fazer coisas, arranjam maneira do pessoal cá fora conseguir ver o que se passa lá dentro, e tá feito... Rios de Portugueses a caminhar para a Big Navy... E depois pouco mais acontece... Sem dúvida precisamos de um educação adequada e ela está longe.

6:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que mandei cagar a D. Paulita... Passado um ano ainda não tinhamos comentários e sendo assim já lá vão 17!!!
Ás vezes é preciso mandar cagar uma pessoa para se verem resultados!!!

10:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entrei á pouco neste blog com a perspectiva de poder discutir e contribuir com opiniões e algumas ideias em prol do desenvolvimento da Marinha Grande, num espaço que se queria critico mas civilizado.


Parece que me enganei quanto á qualidade das pessoas intervenientes quanto á sua capacidade intelectual, de educação e espirito construtivo, naquilo que poderia ser um local de discussão sadia de ideias e opiniões.


Não quero pensar que se trata de um clubite de gente medíocre onde qualquer ideia diferente pode ser acolhida de forma violenta e grosseira.


Li e reli varias vezes a ideia apresentada e não me lembro de ver em qualquer parte qualquer promessa mas apenas e só a apresentação de uma ideia que foi posta á discussão.


Não vou emitir qualquer opinião porque não quero entrar em discussões de baixo nível mas penso que algumas das pessoas intervenientes o fizeram numa atitude premeditada e maldosa. Infelizmente já percebi que este blog se presta a este condicionalismo.


De facto aqui não se aprende nada de novo, bem pelo contrário e dito isto termino hoje a minha participação neste blog.

Aconselho vivamente a Ana Paula Silva a fazer o mesmo, presumo que tenha sido convidada pois só assim entendo a sua exposição publica, foi corajosa mas torno a aconselhar que se retire e que actue da mesma forma que os outros candidatos: Apresentar ideias e projectos só num blog com filtragem ou num site onde os e-mails também possam ser filtrados e assim publicará somente as opiniões que entender, ou seja: os elogios. E assim criará a ilusão, nos outros, de que está em "grande" e no caminho certo.

Escude-se na segurança do monólogo e assim não sairá lesada. A ousadia e a coragem não serão nunca compreendidos por mentes pequeninas, por isso, aqui, deixe-os a falar sozinhos. É disso que eles gostam é isso que sabem fazer.


Não posso deixar de enviar uma mensagem de repudio face a estas maneiras de ser e de estar. De facto é uma questão de educação.

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonymus.....

Vai lá fazer o teu "xixi" de campeão.

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr cavalo de troia entrou "com a perspectiva de poder discutir e contribuir com opiniões".

Fala em "capacidade intelectual", que eu não sabia que era um requisito minimo para dar opiniões e discutir ideias em blogs. Será melhor então guardarmos as nossas ideias de forma casmurra dentro e uma caixinha? Os intelectuais que as discutam...
Os mediocres que durmam!

Sr cavalo de troia saiu e nem uma ideia deu.

1:11 da manhã  
Blogger Bruno Monteiro said...

Pois é cavalo,
Quanto a mim a discussão estava a ser saudável, fora algumas excepções que saltam à vista como é lógico, sendo assim talvez mesmo não saberás ouvir opiniões, nem estarás pronto para que te digam o contrario daquilo que pensas. Talvez também não estejas bem dentro do esquema, é o que fazes transparecer... Além da Sr.Ana Paula Silva há mais políticos a exporem-se no blog, não te tinhas apercebido?
Se és dos bons e já não aprendes aqui nada, ok... Nada há a fazer, fico contente que exista aqui pessoal assim, que sabe muito, com mentes grandinhas. Pois é, clubite, só se for do teu lado. Também conheço minimamente a Ana Paula Silva e se é ousada ou corajosa, é. Mas o que aqui se discute é mesmo uma ideia, e acho que isso estava-mos a conseguir fazer civilizadamente (alguns), ou não?
Xau e obrigado pela breve participação... Já foi bem melhor que nada.

1:23 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Caro Cavalo de Tróia,

Vossa excelência parte do pressuposto errado de que existe clubite neste blogue. Errado porque aqui, julgo saber, estão representadas várias tendências políticas. Quanto à proposta em causa, permita-me discordando que aclame a coragem da autora que, como outros políticos, decidiu usar este veículo para se expressar. Foi corajoso porque aqui tudo é discutido sem constrangimentos e, salvo excepções, sem ofensas. Depois, se analisarmos a proposta do autódromo, depressa concluímos que pode ser uma ideia bem intencionada, mas ou o CDS conhece investidores privados dispostos a entrar com a massa, ou então está a propôr que a coisa seja feita com o erário público. E aí, Sr. cavalo de Tróia, nem vossa excelência, nem o CDS, nem partido ou candidato algum nos podem impedir de sermos contra. Porque há de facto outras coisas mais importantes, porque estes problemas por muito aflitivos não são prioritários e porque se servem de uma obra para resolver problemas estruturais, algo que este país tem feito durante 30 anos e se tem revelado desastroso. Primeiro foi a Expo para resolvar o problema urbanístico da zona oriental de Lisboa. O casino para resolver o Parque Mayer, o Euro para resolver as Finanças, a Ota e o TGV para desenvolver a Economia. tudo obras com segundas intenções que em nada serviram a longo prazo as populações, mas antes os interesses dos governos, dos partidos e dos grupos de pressão ligados à construção e especulação imobiliária. É este tipo de poilítica de grandes obras que eu condeno com toda a veemência. Aprecio quem tem ideias e não me repugna que algumas sejam estapafurdias, mas não me venham apontar o dedo e acusar de ser um Velho do Restelo. Para mim, as ideias têm que cumprir vários objectivos. Serem pertinentes, oferecerem soluções, serem criteriosas nos gastos e terem rentabilidade a médio/longo prazo. Se o senhor Cavalo de Tróia me conseguir provar que um autódromo na Marinha Grande cumpre tudo isto, meu caro, eu próprio lhe oferecerei uma pá de pedreiro, um fio de prumo e uma carrada de tijolos para começar a construir o paddock.
Um grande bem haja e votos de que o CDS-PP, continue a ter ideias, com ou sem cabimento.

Cão com Pulgas

1:41 da tarde  
Blogger Cão com Pulgas said...

Para que não restem dúvidas:

Faço votos que a Dra. Ana Paula Silva seja eleita para a Assembleia Municipal. Já revelou conhecimento e vontade para ser uma voz muito útil. Nessa altura, se quiserem discutir esta e outras formas de dinamizar a Marinha, têm o meu apoio para discutir o problema com seriedade.
Fazer disso uma bandeira eleitoral é que me parece uma gaffe, tendo em conta tudo o que há para fazer.
Não é Sr. PS Marinha Grande?

1:48 da tarde  
Blogger Unknown said...

Cão, em parte tiraste me as palavras da boca.
A ideia de um circuito para desportos motorizados pode não ser má, num contexto de investimento privado. Mas se assim o é, não compreendo porque é que CDS usa esta ideia como bandeira de campanha...

Quanto à ideia do circuito e da sua rentabilidade, acho que é da responsabilidade dos eventuais investidores, não de um partido politico.

Para mais, nao me parece rentável. O kartódromo da Batalha, por exemplo, já recorre a shows de strip-tease para atrair clientes!!!


Não acho a ideia minimamente prioritária, até porque não precisamos de mais nucleos de poluição no nosso território.
Temos problemas tão mais graves por resolver.
Até ficava mais contente se ouvisse a D. Ana Paula Silva dizer que apoiaria uma iniciativa privada de um centro hospitalar, já que o nosso serviço publico está podre, e pelo que parece, não tem solução. Precisamos de ter acesso à saude, seja de que forma for!
Agora, circuitos de desportos motorizados?! não consigo concordar, desculpem.

Quanto à participação do sr. cavalo de troia, tenho pena que termine assim. Sou jovem, talvez seja um dos "mediocres" intelectualmente, mas gosto de aprender, e é com esse intuito que visito e participo no blog. Se o senhor acha que o seu nivel intelectual é acima da média deste blog, seria concerteza uma mais-valia para o mesmo. A sua participação até poderia ser educacional.
Agora, se acha que aqui os "mediocres" não merecem discutir, devo dizer lhe que os mediocres VOTAM e com capacidade intelectual ou não, têm influencia e merecem ter voto na matéria.
Estou cansado de ver meia duzia de supostos intelectuais a mandar no país e os outros a dormir. É com esse género de "monólogos" é que a nossa democracia apodrece e a nossa confiança diminui.

2:21 da tarde  
Blogger Praça Stephens said...

É sim, sr Cão com Pulgas

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem.... como isto está ao rubro e como ultrapassaram a barreira dos 30 comentários....... meto o "rialejo" no bolso...assobio para o ar...e envio por email a minha opiniâo e do pessoal com quem tenho falado.Afinal um gajo tem que olhar á sua integridade mesmo que seja a psicologica. Por acaso são precisos mais pregos? E os martelos chegam? Eh...pá...e só tiveram uma ideia...ora se tivessem tido, feito, mostrado outras coisas ao longo dos anos...E mais nem sequer falam em "fotogenia" ou " camisas azuis".Estão lindos.....lindos de morrer!!!! Parece que isto é que vale a pena discutir!!!Embora lá Malta!!!

6:46 da tarde  
Blogger Cão com Pulgas said...

Vá lá, vá lá. Há que pôr água na fervura. Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera. Se esta ideia parece não agradar a todos, não convém desmoralizar. Existem de certeza mais ideias do CDS, do PSD, do PCP, do PS e do BE para analisar. Continuemos...

8:02 da tarde  
Blogger ++!++ said...

Óla amiguinhos !

Gostaria de vêr aqui discutido o tema da

Reactivação do CASINO de S.PEDRO DE MOEL; com bingo, loto, slot machines, BET&WINs, etc...
(ho que saudades.....carros antigos...vestidos de chita.....ultramar...o petróleo a cento e croa....)

Com estima...

9:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim agora parece que nova ideia do CDS é um campo de Golfe. Brilhante! Vamos jogar golfe nas dunas da mata nacional. Arrancamos uns pinheirinhos para fazer o "green", tás a ver?

É isso e desportos náuticos no rio Lis!!! Podemos começar na ribeira dos milagres, a ver quem ensaca mais cocó de porco! Hmmm!

Ai que o nivel ta a descer.

11:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já sei! Podíamos desenterrar a Madalena Iglésias!
O que é que acham?
Ou então a Senhora Dona Amália...

11:28 da tarde  
Blogger carlos said...

para voltar à questão - para mim é despropositada mas eu sou suspeito por detesto motores como desporto.
se se conseguisse acabar com os aceleras na via pública estou de acordo com o "autódromo", tipo sala de chuto.
mesmo assim repito o que já foi dito: há muitas mais coisas em que pensar.

1:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

olá a todos,

Aproveitam as ideias para as descutir não para lavar roupa suja.
deem ideias digam coisas concretas porque não se deve fazer e qual os obstaculas e veremos se há ou não solução para elas.

Força Ana Paula

jorge

10:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A ideia dos desportos náuticos no Rio Lis é interessante, porque primeiro têm de despoluir o rio. Quem quererá fazer desportos náuticos com cagalhota por todo o lado? Ninguém! Então, se avançarem com esse projecto terão que resolver o problema das pecuárias. E é isso que nós queremos!

11:05 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Então apresentem a proposta de despoluição do Rio Lis, ponto final parágrafo!
Não apresentem um campo de golf, com marina para iates de sete metros e rampa de vai e vem, para justificar a limpeza do Lis. Falem claro!
Existe um problema, arranjem uma solução para o problema, não uma desculpa para fazerem aquilo que o seu clientelismo partidário lhes pede.
De certeza que não é para os operários das fábricas que se vai construir o campo de Golf.
Toda a gente acha todas as ideias interessantes. Mas as ideias que interessam mesmo é como despoluir o Lis, não o que fazer com ele depois. Isso não são ideias.
Pensem!

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tratando-se somente de uma ideia, é conveniente dar-lhe corpo e em especial
indo buscar exemplos deste tipo de circuitos espalhados um pouco por todo o
País.

Analisando-a não me parece que se trate de um autódromo, nem sequer reúne,
baseando-me na ideia apresentada, as condições para que tal possibilidade se
colocasse.

Circuito motorizado, por exemplo existe um em Palmela, privado, mas que foi
edificado mais ou menos contando com participação do Município nos termos
que esta ideia menciona. E tem adeptos e público. Inclusivamente a
iniciativa cresceu até chegar ao ponto de no seu local existir também uma
escola de condução defensiva. Várias modalidades são praticadas, desde o
Quad passando pelos jipes todo o terreno. Tendo veículos próprios são
disponibilizados em regime de aluguer para quem não os possuindo mas que
gosta deste desporto o possa praticar. As pistas enquadram-se em terrenos
acidentados e com características, algumas delas "produzidas" para o efeito.


A exploração do circuito é privada mas se não tivesse havido a abertura do
município não se teria concretizado. E outras actividades têm surgido como
satélites.

Quanto ao Autódromo do Estoril e á sua exploração e rentabilidade e isto já
num contexto muito mais avançado e profissional o que não é o caso deste
eventual circuito, só posso argumentar que as escudarias europeias de alta
competição, carros e motos, encontram condições financeiras para treinos e
provas, muito mais vantajosas, imagine-se…na Austrália. E fico-me por aqui.
E quanto ao investimento privado, só é equacionado se for canalizado para a
indústria, existe por aí, algum mal parado e outro que prefere investir além
fronteiras descapitalizando cada vez mais este paupérrimo País e
desgraçadamente sempre com a conivência dos sucessivos governos centrais.

O acesso à saúde, à educação, ao trabalho será sempre mas sempre o
sustentáculo de toda uma sociedade que se quer com qualidade de vida. E para
se alcançar esta, tudo parte em muito, do governo central com politicas
sociais empenhadas e concretas. Por mais reivindicativos que sejam os
poderes locais, nunca poderão interferir com politicas globais que, mesmo
contra a sua vontade, têm que ser seguidas. Contudo, o poder local, poderá.,
dentro das suas competências na sua área de intervenção, minorar a
problemática do acesso, com equidade, a toda a população. Como? Competirá a
cada executivo estabelecer as suas prioridades dependendo sempre das suas
vontades, aliás, como em tudo.

E assim chegamos ao busílis porque é que esta ideia aqui apresentada se
torna tão polémica, no meu entender, claro. Nunca estaremos nunca
satisfeitos. Ou não fosse a sociedade e a própria vida feita em crescendo e
quando se colmata, o que não tem sido o caso, salva raras excepções, umas
necessidades, logo outras como consequência destas surgem. E assim
sucessivamente. Este circuito não é uma necessidade mas uma possibilidade.
De introdução de algo novo que possa, a par, da "volta dos triste" e das
outras actividades de desporto e lazer, alargar o leque das ofertas.

Uma ideia vale o que vale, estou certo que os seus autores tirarão a devida
ilação dos comentários, e refiro-me só e exclusivamente ás sugestões
(poucas) que à ideia dizem respeito, penso que foi para isso que a colocaram
á discussão.

Contudo, não posso deixar de comentar que esta ideia provocou algo muito
salutar: a discussão em torno dela mas também a chamada de atenção para se
debaterem efectivamente não só ideias mas também os problemas do Concelho da
Marinha Grande e não só simples "fait-divers" entre candidaturas e pessoas.

Já vi, espalhados pela cidade, outra ideia desta candidatura. Mas ainda não
vi nada sobre o âmbito da mesma. E sem essa explicação, não me pronuncio.
Fico a aguardar.

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu como praticante de Todo-o-Terreno em motos de 2 e 4 rodas acho de extrema importância a criação de pistas e percursos vocacionados para tal. Como representante de um grupo TT tenho conhecimento de vários parques e complexos com esta finalidade, mas muito sinceramente a mistura motos, carros, concentrações e provas de velocidade, talvez não seja muito correcto... A meu ver podiam fazer como nós vamos começar por cá, com organização de eventos, e tentando apoios de renome. A ideia seria a realização de eventos únicos que se tornassem uma referência no meio para comprovar o futuro investimento de quem quer que fosse...
Agora em minha opinião se possuem verbas para tal porque não avançar? Eu que sou um adepto de todo o tipo de "maluquice" que envolva motores (inclusivé tuning - que nem toda a gente compreende pois confunde facilmente com streetracing...).
Gostava de ver a zona pois não conheço, e dada a nossa presença em vários passeios TT cada vez deparamo-nos mais com a dificuldade de encontrar percursos para tal, ou porque os donos das terras não querem ceder passagem ou porque é mata nacional e não se pode lá circular...
Em resumo o ideal seria ter o terreno e depois com investimento (Muito), construir os melhores percursos, com obstáculos invejáveis... percebem?
Em Resumo, era uma hipotese economicamente muito viável, mas algo dispendiosa...

2:10 da tarde  
Blogger Unknown said...

O debate está a ser excelente e está a melhorar.

Gostei do comentário do Luis Gonçalves porque realmente atinge o ponto central da discussão que é a diferença entre necessidade e possibilidade.
Há uma coisa a louvar nas ideias do CDS: A vontade de dinamizar. O unico senão que tenho encontrado é que todas as ideias até agora apresentadas são megalómanas, partem de investidores ricos para clientes ricos. É certo que isso traz dinheiro para a zona (leia-se para o bolso dos investidores), mas mais uma vez "os tristes" (sim, os da volta dos tristes, os nossos operários e cidadãos desta cidade) não tiram beneficio nenhum disso. O máximo que poderão tirar daí é talvez um emprego a limpar os WC destes novos empreendimentos.

Analisando estes dados, parece-me que o CDS está claramente a tentar jogar para a Assembleia Municipal, tentando angariar votantes de uma classe social alta.
Detesto esta segregação, e enquanto denotar esta cadência, não os consigo apoiar.

Propõem mais cultura e conhecimento, mas ainda não vi nenhuma proposta que vá nesse sentido.

Ideias para dinamizar a cidade em termos de lazer todos as temos: Eu pessoalmene gostava de ter na Mªa Grande um novo cine-teatro, multi-usos, gostava de ver organizado no nosso concelho um festival de musica anual da região centro, já existe um no sudoeste, existem dois no minho, porque não um no Litoral Centro? Não nos faltam condições, concerteza.

Agora, nada disto são NECESSIDADES...

2:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Convido o Sr. Ricardo e outros contra a esta ideia a ir ao ariero de S.pedro ao sabado e ver a quantidade de motas e jipes que passam por lá sujeitos a uma enorme multa.

Talvez eles nem sabem onde é ?

E depois falem sobre esta ideia do circuito.
Mas deem ideias e não deitem abaixo.

JORGE

11:09 da tarde  
Blogger ++!++ said...

....Os estádios estão pagos ?

....ainda se lembram quem aumentou o IVA de 17 para 19% ? E de quem o aumentou par 21%?

....Sabem quais são as dívidas das autarquias aos fornecedores ?

...sabem quais são as dívidas dos clubes de futebol ao fisco e à Segurança Social ?

....Sabem que os partidos polítcos vão gastar mais de 70.000.000 Eur na propaganda para as autárquicas? (Como se os votos tivessem preço!?)

...Sabem quanto custa um Avião para apagar os possíveis incêndios dos vossos circuitos motorizados?

...Sabem que o desemprego ainda vai aumentar mais...Que as famílias vão entrar em insolvência....e que muitas empresa s no nosso concelho terão dificuldades sérias nos próximos anos?

..Pois...nós os velhos do restelo lutamos APENAS para que as coisas funcionem.....os "políticos do futuro" estão mais preocupados em inventar novas despesas...

...Eu só peço que as coisas funcionem..Deixem essa mentalidade do TER de lado...e pensem apenas em criar todas as condiçoes para que as instituiçoes funcionem para TODOS os cidadãos: saude,educaçao, segurança,urbanismo,etc.....
(Sei que muitos dos senhores utilizam os médicos privados, escolas privadas, segurança privada, condomínios privados, por isso custa-vos entender)

..Já agora gostaria que o CDS me responda: De onde vem essa ideia de índole Marxista em que se defende que o Estado (leia-se autarquia) deve apoiar uma ideia "Economicamente Viável"? Então em que contexto é que os Senhores defendem a iniciativa privada ?? Quando é economicamente inviável?

-------
Sugestão :
Ainda nã vi nenhum partido a discutir políticas de manutenção de serviços e equipamentos..Preferem ofuscar-nos com novos serviços..novas inaugurações..novas futilidades quando o essencial não funciona!
Será que ainda não perceberam que a fuga para a frente é sinónimo de impostos futuros....

Gostaria de saber se há orçamentos e estudos para a MANUTENÇAO dos novos investimentos prometidos....

4:56 da manhã  
Blogger carlos said...

Sr. Jorge,
de facto não conheço o "ariero" de S. Pedro o que é estranho porque a minha vida passa-se cá.
"sujeitos a uma enorme multa."
acelera sofre.
"Mas deem ideias e não deitem abaixo."
Pesca.

11:23 da tarde  
Blogger Unknown said...

Obrigado pelo convite Sr. Jorge, mas não vou poder aceitar.

Relembro que não sou contra a ideia, apenas não a acho uma NECESSIDADE.
Se o senhor a acha viável, então junte-se com esses milhares de vandalizadores de dunas que se juntam ao sábado, façam uma sociedade e apresentem a proposta à camara. Se é isso que é preciso para pararem de destruir as dunas, sou mais do que a favor.
Se me diz que o pessoal está sujeito a uma grande multa, tenho pena que não a apanhem, sinceramente.
Faz me lembrar a noticia dos streetracers em Palmela que no ano passado mataram 3 pessoas. Na altura vi na reportagem, um streetracer queixar-se da falta de circuitos, por isso é que aconteciam estas mortes.

Mas espera lá, Palmela??!
Não é lá que existe um circuito?!
Dá que pensar.

1:54 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Sorry Sr.Jorge,
Por mais que tente,
estou sem palavras.

2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo que haja outras coisas mais importantes a fazer no concelho, é verdade.
Mas eu pessoalmente gostei desta e tem o meu apoio.
Já vi que voces não são contra a ideia, são é contra o desporto todo o terreno.

Não gosto de pesca.

Jorge

7:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home