sexta-feira, julho 01, 2005

Transportres Urbanos

O cabeça-de-lista do PS à Câmara, João Paulo Pedrosa, "postou" este assunto no seu blog e deu-nos autorização para o colocar aqui. Está aberta a discussão.


Transportes urbanos

A partir do próximo mês de Novembro, se o PS ganhar as eleições, entrarão em funcionamento três mini Bus que farão os transportes urbanos da cidade. É uma medida que considero da maior importância para ajudar e facilitar a mobilidade dos cidadãos e para atenuar o tráfego rodóviário do centro da cidade. Não tenho ainda opinião totalmente segura sobre quais os principais percursos a adoptar. Abro aqui um espaço de debate e sugestões sobre esta matéria. Quem quiser participar é favor de enviar um e-mail com a sua opinião, se possível, justificando-a. Para facilitar a discussão lanço quatro hipóteses:
1ª - Picassinos/Embra/Centro/Embra/Picassinos;
2ª - Casal Galego/Centro/Casal Galego;
3ª - Engenho/Varzea/Centro/Varzea/Engenho;
4ª - Amieirinha/Ordem/Centro/Ordem/Amieirinha;



João Paulo Pedrosa

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...e mais...
- centro-Guarda Nova-Pedra-Fonte Santa-Camarnal-Ordem-Centro(ou a volta ao contrário).
Eu também sugiro que vejam os roteiros de transportes escolares que já existem e que levam e trazem as crianças marinhenses para a escola. Por aí poderão ter algumas ideias.

8:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Zona industrial - um ponto de paragem nos lugares da Mª Grande - Zona industrial

9:09 da manhã  
Blogger ziggy said...

realmente é engraçado a frase" se os PS ganhar as eleições" gosto, gosto da condição para as coisas boas acontecerem. Dêm-nos o poder e nós damos-lhes uns rebuçados. Mas andam nisto há vários mandatos e não consigo deixar de sentir que o senhor Pedrosa é uma bela anedota que devia ir para casa repensar a sua atitude com o povo Marinhense. Basta de arrogancia e presunção. Não lhe vejo capacidade para o posto que ocupa quanto mais para o que quer ocupar.
Já agora gostava de escrever uma peça de análise à reconversão do Teatro da Marinha Grande mas como o posso fazer neste blog?? ou alguém que abra o asunto para discussão please.

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É, é realmente muito engraçada essa frase!
Eu tinha era vergonha! Então, quer por em pratica uma medida mas "Não tenho ainda opinião totalmente segura sobre quais os principais percursos a adoptar. " ????? Muito bonito, sim senhor! Nem conhece as realidades e necessidades da cidade, mas se ganhar faz!!!

Catarina

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah! E por falar em coisas engraçadas, li esta maravilha no blog do sr. candidato e não resisti a transcrevê-la. Espero q não se importem...
"Sexta-feira, Junho 24, 2005:
É para continuar com o blogue se vencer as eleições. De facto, tem chegado muita correspondência perguntando se em caso de vitória nas eleições eu vou manter o blogue. É essa a minha firme intenção! Não conheço nenhum Presidente de Câmara com um blogue, mas a Marinha Grande é assim, a capital da inovação.
João Paulo Pedrosa"

6:18 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

8:18 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Sim, o nosso nível de inovação está muito à frente. Temos Internet e tudo!

8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pousem a ganza, desliguem o computador e vão trabalhar! Todos!

11:18 da tarde  
Blogger Praça Stephens said...

Embora o nível de alguns comentários seja apenas o do insulto gratuito, toda a gente é livre de não gostar dos candidatos mas, no mínimo, devem respeitá-los, é um condição básica de convivência cívica e ninguém é obrigado a ler o que não gosta. Gostaria de fazer dois comentários:
1º - disse "se o PS ganhar as eleições" porque o PCP não é favorável à existência da empresa de transportes e pode, muito legitimamente, ter outra prioridade que não o transporte urbano;
2º se se tomam decisões sem ouvir as pessoas somos prepotentes, autistas e não gostamos do diálogo, se se procura ouvir a opinião e as sugestões das pessoas, não sabemos o que é que andamos a fazer, vá lá al´guém entender isto. Eu tenho dúvidas e continuo a ouvir todas as sugestõies com atenção. Obrigado a todos os que quiserem colaborar.

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente. Quem não gosta, não lê. Mas para saber se se gosta ou não, tem que ser ler nem que seja só uma vez, certo? Além disso, quando se publicam opiniões, seja num jornal, seja num blog, corre-se esse risco de receber criticas, elogios ou até mesmo insultos.

Em relação ao seu ponto 1, continuo a achar que a frase que utilizou não foi muito feliz (para frasear e tentar não ser insultuosa!) e como vê, a ideia que passou para quem leu, foi generalizada. Também agora não menciona o PSD, o que me leva a pensar que o unico partido que considera capaz de concorrer contra o PS seja o PCP??

Em relação ao ponto 2, é óbvio que a população quer ser ouvida, mas também quer ter a certeza que o escolhido para a Camara tenha certezas também! Foi bom por em discussão os trajectos, mas foi muito mau dizer que não tem uma opinião segura! As certezas são fundamentais. Se a maior parte das vezes, nem aquilo q se tem acerteza se faz, quando mais quando não se sabe muito bem o que se vai fazer!!! Ter intenção de fazer não chega!
Peço desculpa, não o quero ofender...! Mas a mim, assim, não me transmite confiança nenhuma.

5:33 da tarde  
Blogger ++!++ said...

A criaçao de uma empresa de transportes do género daquela que apresentam é um erro porque:
1) não é rentável. Os Srs. sabem muito bem que uma empresa de transporte urbano só é rentável à custa da populaçao escolar...ou de subsídios financiados pelo vosso/nosso orçamento...e a vidinha não está para aventuras....Já alguma vez analisaram uma empresa de transportes urbanos?
2) as rotas sugeridas têm distâncias ridículas...
3) mantém-se a tendência crescente da venda de veiculos motorizados e por essa via a reduçao crescente de populaçao escolar que recorre a transp. urbanos.

Sugiro que gastem o dinheiro dos nosso impostos numa acçao de facto social e humana :
- apenas 1 Bus diponível 24 horas por dia para deficientes e idosos (mais de 60 anos por exemplo)...
sei que vos trás..poucos votos...mas se um dia chegarem a velhos e deficientes garanto-vos que conseguem ira às urnas votar... PAZ

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu continuo a dizer que uma cidade como a Mª Grande e a quantidade de lugares numa àrea tão extensa, já deve há muito à sua população um serviço de transportes urbano e não só direccionado aos alunos.

Continuo a dizer que há no mercado veículos que utilizam energias alternativas menos poluentes e que há apoios comunitários para investimento nesta àrea.

3 minibus não chegam para servir a população.

Agradecia que o Dr. João Paulo Pedrosa respondesse se é verdade que a empresa de transportes já está criada há vários anos com conselho de Administração e tudo mas não está em funcionamento, e porquê?

Se já está criada não desenvolveu estudos sobre as àreas em que deverá funcionar?

Obrigada.

9:28 da manhã  
Blogger Bruno Monteiro said...

Esse é o problema... Os votos.
Enquanto não se começar a fazer uma gestão baseada nas verdadeiras necessidades e nos verdadeiros problemas, não se vai muito longe.
O que se vê é gente a falar dos partidos, das cores, da porcaria que os outros fizeram.
Os problemas vão ficando para trás, muitas vezes tapados por um ou outro acontecimento... E os acontecimentos em vésperas de eleições são suspeitos, mas acontecem sempre, dão votos. E depois lá está, existem “pequenas” importantes coisas que ficam para trás... Não dão votos.
Sugestão é mudar políticas que a política ostenta... E aos poucos conseguir que a mentalidade, um pouco retrograda da maioria dos Portugueses, se ascenda a um nível social / cultural mais próximo da grande parte dos nossos vizinhos europeus.
Adquirir um espirito mais “tranquilo”, liberto e aberto.
A política assim resultava de outra forma.

10:43 da manhã  
Blogger Praça Stephens said...

Tentar dar alguns esclarecimentos:
A empresa de transportes nasceu, há três anos atrás, para gerir o parque de máquinas da câmara e iniciar um processo de transportes urbanos. No conselho de administração tinha um vereador do PS e outro da CDU (de referir que não têm nenhuma remuneração por este facto). Houve todo um trabalho de base a realizar que tem a ver com autorizações da Direcção Geral de Transportes Terrestres, aprovações de Revisor Oficial de Contas, aprovações na Assembleia Municipal, publicações em Diário da Republica, etc, etc, etc. Bem sei que as pessoas acham isto tudo uma chatice mas não se pode fugir a isso. Depois há os projectos a fazer, as candidaturas a efectuar, os programas de financiamento que existem e depois há um novo governo que os anula e por aí fora. Chegados aqui houve um concurso público internacional para a construção dos mini bus (as pessoas dizem que é pouco, é verdade, mas cada um custa cerca de 20 mil contos) e estes só estarão prontos lá para o fim do ano.
Quando alguém diz que os circuitos são pequenos é mesmo assim, têm que ser pequenos e perto, de outro modo perde o sentido de transporte urbano.
Tenho apreciado bastante as sugestões que aqui têm sido dados, acho que há boas propostas e boas ideias.

11:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sugiro que consulte este link

http://www.cm-braganca.pt/document/448112/510653.doc
e comente sff.

Também encontrei info sobre uma empresa, se necessitar, por favor consulte

http://www.apve.pt/upload/conteudo_index/demonst_gulliver/documentacao/folheto_bus.pdf

porque pelos vistos não vieram fazer a demonstração à Mª Grande.

Isto foi realizado numa pesquisa de internet em 2 minutos.

Obrigada.

12:35 da tarde  
Blogger ++!++ said...

1. Gostaria de saber se foi encomendado algum estudo a peritos sobre a necessidade da criação dessa empresa, ou se foi apenas o resultado do oportunismo caduco à la tuga de "há verba logo existo".
2. A título de "benchmarking" agradeço que consultem o site da TUB da cidade de BRAGA http://www.tub.pt/indicadores.html para confirmarem de facto a tendência (assustadora!!)decrescente do número de utilizadores, de Km percorridos e até de viaturas em apenas 3 anos. (Espero que compreendam que não estamos a falar duma vilazita)
3. Apresentem objectivos (quantificáveis) encomendem estudos credíveis e quantificáveis, estabeleçam planos de acção concretos sem desvios de tempo e/ou de orçamento..e tornem tudo isto publico e transparente....e sem orçamentos rectificativos nem tangas eleitorais a que já começamos todos a ficar fartos.

10:58 da tarde  
Blogger ++!++ said...

Os Senhores defendem :
1 . "(...) requalificar a
mobilidade urbana, promovendo políticas de transporte sustentável integradas em novas políticas de cidade."
- O que o PS entende por sutentável ?

2. "quarto lugar, diminuir
os custos totais de transporte, mediante o fomento e reforço da intermodalidade e da
utilização racional dos modos de transporte e ligações de maior eficiência."
- o que entendem por diminuiçao de custos?
- o que entendem por utilizaçao racional dos modos de transporte?
- e já agora por ligaçoes de maior eficiência ?

11:25 da tarde  

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