sexta-feira, setembro 09, 2005

Conclusões da reunião no Centro de Saúde da Marinha Grande

A Liliana teve uma reunião com os responsáveis do Centro de Saúde. Eis as conclusões, escritas pela própria.


Conforme tinha já anunciado, no passado dia 5 tive uma reunião no Centro de Saúde para esclarecer as minhas inúmeras dúvidas. Passo a enunciar as principais conclusões:

As pessoas deverão ir ao Centro de Saúde e informar-se convenientemente do seu funcionamento, e utilizar o Gabinete de Utente para qualquer dúvida, sugestão ou reclamação;
O congestionamento na marcação das consultas é um mito urbano: começou a difundir-se (tal como uma doença infecto contagiosa), na população marinhense que era difícil conseguir vez no médico, então os utentes começaram a ir cada vez mais cedo para o Centro de Saúde de modo a conseguir uma consulta;
O congestionamento nas consultas e consequente venda de vez, é também provocado pelos graves problemas sociais que temos na Marinha Grande (toxicodependência, falta de apoio aos idosos, fábricas que encerram, que deixam de pagar salários,...)
Os utentes serão sempre atendidos pelo seu médico: basta chegar próximo da abertura dos Serviços, mesmo que já não tenha consulta para esse dia deverá aguardar ordeiramente para falar com o seu médico. Dependendo da gravidade da situação o seu médico dar-lhe-á permissão para marcar consulta para esse mesmo dia; marcar-lhe-à a consulta para um dos próximos dias ou enviá-lo-á para o SAP (Serviço de Atendimento Permanente, as ditas Urgências);
O funcionamento do Raio X implica o seu manuseamento e interpretação das radiografias por pessoas devidamente qualificadas para tal. Os utentes serão melhor atendidas num hospital distrital que apenas dista alguns kilómetros da Mª Grande com boas vias de comunicação e onde estão especialistas (ortopedistas neste caso particular). Um médico de clínica geral não tem a especialização necessária para lidar com problemas de fracturas.
A compra do aparelho foi uma ideia megalómana de alguém, funcionou durante algum tempo mas agora está avariado e não só a reparação como a sua entrada em funcionamento seria uma despesa muito grande que não compensa tendo um hospital tão perto.
Não tem razão de ser as pessoas queixarem-se porque durante os meses de verão as enfermeiras não medem a tensão arterial nem a glicémia. A tensão arterial só precisa ser controlada uma ou duas vezes por ano e quem tem problemas é devidamente seguido. Os diabéticos têm aparelhos para fazer a medição em casa da glicémia.
As notícias que apareceram na mais diversa imprensa local, regional e nacional e inclusivamente na televisão, só tiveram um impacto negativo visto que já alguns médicos se recusaram a vir para a Mª Grande porque foi mostrada uma péssima imagem do Centro de Saúde e do seu funcionamento, o que não corresponde à verdade.
O Centro de Saúde através da sua Direcção agradece e pede à população que faça chegar todas as reclamações e/ou sugestões tanto através do e-mail csmggu@srsleiria.min-saude.pt ou através dos formulários que se encontram no Centro de Saúde. O Gabinete do Utente encaminhará devidamente o assunto. Só desta forma se pode pressionar o Ministério da Saúde para resolver os problemas existentes, visto que todas as reclamações obrigam a que sejam para lá encaminhadas.

Cpts.
Liliana Santos