quarta-feira, setembro 07, 2005

As más e boas propostas da CDU

A CDU já tem o seu programa eleitoral online. Se há algumas boas ideias no documento, há outra que, no mínimo, me levantam dúvidas, para não dizer que são más.
Vamos por partes e comecemos por aquelas que considero boas ou com alguma originalidade. Há outras que também são boas, mas são defendidas por todos os partidos.

Aquelas que me levantam dúvidas:

1) “Apoiar os grupos de cultura, nomeadamente popular e tradicional do concelho”.
Por quê “nomeadamente popular e tradicional, os outros não merecem? A CDU acusa o PS de algum elitismo. Não será esta outra forma de elitismo?

2) “Resolver os problemas do mercado, revitalizando o existente e com a perspectiva da construção de um novo, em espaço que possa comportar o mercado de levante, com condições para actividades de pequenos produtores, para a comercialização de produtos artesanais e de agricultura biológica e com capacidade para o desenvolvimento de actividades de animação”.
Não será demagogia e despesismo gastar dinheiro em revitalizar o existente. Se a CDU considera que o mercado que está junto ao centro comercial Atrium não tem condições (o que não discuto, devido ao desconhecimento que reconheço ter em relação aos aspectos técnicos que são apontados como negativos), deve construir outro. Mas não deve andar a gastar dinheiro dos contribuintes a revitalizar o actual – aquele que funciona no edifício da Resinagem. Construa um novo e deixe o actual como está. Se esperámos tantos anos por uma estrutura em condições, podemos esperar mais. Já agora. Alguém me responde. O que vão fazer com a estrutura que está ao lado do Atrium?

3) “Conjugar esforços com outras autarquias para a criação de uma Universidade Pública a instalar na região e reivindicar um pólo do Ensino Superior Politécnico para a Marinha Grande público, apoiando o existente”.
Como pensam fazer isso?

4) “Procurar desenvolver a criação de novos empregos e melhorar a qualificação dos existentes”.
Como pretendem fazer. Todas as candidaturas referem o assunto. Mas como o fazer?

As boas:

1) Desenvolver um programa municipal de equipamentos para as novas urbanizações: parques infantis, espaços verdes, zonas de desporto informal e espaços de vida comunitários, garantindo a sua funcionalidade.

2) Criar uma estrutura que possa coordenar e garantir a cooperação entre os agentes culturais e associativos, de forma a contribuir para a dinamização da vida cultural do concelho.

3) Criação de uma casa de espectáculos, com capacidade para receber eventos de média e grande dimensão.

4) Criar da Casa da Criança, com responsabilidades no desenvolvimento de um plano de intervenção junto das crianças.

5) Estudar a implantação de tanques de natação e infra-estruturas desportivas em locais estratégicos, bem como espaços para prática de desporto informal (Quintais Desportivos).

6) Estudar o relançamento da Feira das Actividades Económicas (FAE), de uma forma renovada, nomeadamente através da criação de uma empresa para gerir o Parque Municipal de Exposições, em participação com os empresários locais.

7) Criar espaços para artesãos e artistas plásticos no centro da cidade, na Praia da Vieira e em S. Pedro de Moel.

8) Criar um Centro de Animação e Interpretação Ambiental na zona das Pedras Negras, dirigido prioritariamente aos jovens, onde sejam promovidas, entre outras, actividades de sensibilização ambiental e cultural.

2 Comments:

Blogger ++!++ said...

...O que me decepciona é conlcuir que NENHUM partido político deste concelho se DIGNA a apresentar um programa que espelhe um compromisso Claro e HONESTO com os seus cidadãos.

Dão preferência a programas ambíguos que se resumem a meros rascunhos....

...Todos nós devemos EXIGIR dos políticos e dos seus programs :

-DATAS (para conclusão de cada item do seu programa)

e
-NUMEROS CONCRETOS (dos objectivos a que se propoem atingir)

A Gestão faz-se com números e datas...

No dia em que os políticos deixarem de ser ambíguos teremos uma sociedade mais Eficiente, com menos azo a demagogias e com menos fugas à discussão concreta dos números (desvios orçamentais, desvios de datas de conclusão, etc.).

Como Eleitor e Democrata exijo o direito de CONTROLAR quem me governa.

Só assim posso exercer e viver a democracia em consciência e liberdade.

por isso...
VOTO EM BRANCO!

8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao compreendo como uma pessoa que afirma "votar branco" pode se exprimir sobre problemas politicos da nossa terra , pois nao tem a responsabilidade no que afirma; para mim é uma pessoa que nao tem direito à palavra e nem de dar opinioes; vote primeiro e depois discuta da democracia

9:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home