domingo, setembro 11, 2005

5ª Ideia: "Eu Compro na Marinha"

Na edição do Fórum Municipal n.º 6 de 1997 já era reconhecido a necessidade de um estudo aprofundado sobre o comércio e os hábitos de consumo na Marinha Grande.
É nesse mesmo ano que se inicia um estudo promovido pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande que visava a candidatura ao PROCOM e em que o grande objectivo era a revitalização do Centro Histórico, transformando-o num Centro Comercial ao Ar Livre.
Cinco anos decorreram e muito pouco aconteceu. Em Agosto de 2002, no n.º 19 do Fórum Municipal, a Câmara informa ter apresentado a candidatura ao programa URBCOM ( Dezembro de 2001). No valor de 1,4 milhões de euros, visava intervenções paisagistas, drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, rede de incêndio e abastecimento de energia eléctrica. O Objectivo era a requalificação do espaço público e dotar o Centro Histórico de uma estrutura comercial modernizada.
Chegamos a 2005, e os resultados de tantos programas e de tantas intenções foi simplesmente zero. Num jornal do concelho vem um artigo que traduz de forma nua e crua a realidade desta actividade. E há mesmo duas afirmações dramáticas: a Câmara não estar virada para o comercio e bastarem mais dois anos para o comercio tradicional deixar de existir.
No ultimo ano e meio 10% das lojas cessaram a sua actividade e este numero vai continuar a subir.
Acreditamos que por si só a actividade comercial não terá forma de se sustentar.
Essa possibilidade só poderá acontecer se houver uma dinamização sobretudo do turismo e dos serviços. Já defendemos em outras ideias que propusemos anteriormente alguns modelos que poderiam ajudar a este propósito.
O problema está bem quente e ninguém quer meter as mãos com receio de se queimar. Se o problema fosse fácil de resolver já estaria resolvido há muito.
O problema é que não é.
Como provavelmente muitos outros , também temos algumas ideias, e como sempre umas mais polemicas que outras.
Vamos apresenta-las distribuídas no curto e médio prazo:
No curto prazo:
Projecto "Eu Compro na Marinha"( concelho).
Um cartão numerado que se preenche com o valor das compras efectuadas no concelho até um valor mínimo de 250 euros que seria facultado pelos estabelecimentos comerciais e que depois é colocado numa tômbola num lugar designado. No fim deste outro e outro. Ao fim de um ano é realizado um jantar cuja receita reverte para uma associação de solidariedade social e onde se sorteia o premiado ou premiados em que esses mesmos prémios terão de ser "made in Marinha Grande".
Seria fundamental que o Presidente da Câmara, vereadores, deputados, funcionários de instituições públicas, estivessem na primeira linha a aderir ao projecto e que os Jornais promovessem.
- Círculos comerciais, um pouco ao encontro do Centro Comercial ao Ar Livre.
Seria um projecto que se iniciaria no curto prazo e se estendia nos próximos 15 anos. A constituição de círculos onde se desenvolveria um conjunto de actividades comerciais, cada actividade com um numero máximo pré definido de lojas, lojas que não poderiam ser instaladas em outro qualquer local da cidade. Quando o primeiro circulo tivesse atingido a sua lotação abrir-se-ia o segundo circulo. É evidente que de fora deste projecto ficariam as lojas já existentes que continuariam a funcionar no local onde se encontram.
Passagem do maior numero de serviços com atendimento público da Câmara para estes círculos.
Sediar nestes círculos gabinetes de gestão e de prestação de serviços
Abertura de um salão de eventos, destinados a exposições de pintura, fotografia, mostras de outras culturas sessões de musica, mostras de vídeo e de cinema amador etc.
Abertura de um estúdio de cinema na zona da igreja ou no Largo Ilidio de Carvalho
Esplanadas e café concerto no largo Ilidio de Carvalho
Criar um programa de actividades na Praça, como música, representação, torneios de xadrez para jovens, habilidades com bicicletas, etc.

Médio prazo :
Implantação de infra estruturas mobilizadoras e dinamizadoras da actividade turística. Neste âmbito já apresentámos algumas ideias, mas outras poderão aparecer cumprindo o mesmo objectivo
Fechamento progressivo de outras artérias ao transito automóvel.
Estender a área até ao Jardim.
A população marinhense tem uma capacidade de imaginação formidável. Que a Câmara promova concursos de ideias e que as pessoas se desinibam e decerto virão à luz do dia ideias que podem fazer a diferença.
É necessário que aproveitemos o potencial humano.

1 Comments:

Blogger Cão com Pulgas said...

Tambem acho a ideia interessante e as sugestões do observador ainda lhe acrescentam mais valor. Um dos grandes problemas da Marinha sempre foi o comércio. Ora tinha pouca qualidade, ora pecava pela falta de oferta no que toca a diversidade. Aos poucos foi-se tornando decadente. Um bom exemplo disso é o espaço da "baixa", em especial aquele que circunda o mercado velho.
Agrada-me saber que há gente que se preocupa, ao invés dos obtusos que preferem que o mercado continue onde sempre esteve (mal).

11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home