quinta-feira, novembro 17, 2005

Aprensivo III


Alguém escreveu que ia haver mais títulos com a palavra “apreensivo” neste blog. Parece que não errou. Hoje, abri a “Tribuna”, folhei-a, e cheguei à página 12. No topo da página, um artigo intitulado “A ponta do iceberg”, assinado por Paulo Tojeira, chamou-me a atenção e deixou-me algo “apreensivo”. Não me interessa se a mobília que tinha sido encomendada pelo candidato do PS para o gabinete de presidente da Câmara custou mil contos (cinco mil euros). É só um pormenor. Os nossos ministros passam o tempo a fazê-lo. Agora, quando falamos em mentiras, o cenário é diferente. Em Junho, escrevi neste “blog” que o alargamento da zona industrial de Casal da Lebre foi um dos grandes fracassos dos 12 anos de “governação PS. Na época, a Câmara garantia que existia acordo com o Governo. Mas agora, cerca de cinco meses depois, a cor da autarquia mudou e a história também. Afinal, parece que não há “terrenos para o alargamento da zona industrial”, segundo o artigo acima referido. É verdade que a Câmara PS sempre disse que faltava o secretário de estado ratificar o protocolo. Uma coisa que, aparentemente, não foi conseguida em cinco meses. Estranho!
Mas ainda há mais. Parece que cerca de três anos depois de ter assumido com o Industrial Desportivo Vieirense o compromisso de comparticipar as infra-estruturas desportivas do clube, através de transferências mensais, o anterior presidente da Câmara, Álvaro Órfão, no último dia de mandato, decidiu enviar o processo para o Tribunal de Contas se pronunciar. Estranho, no mínimo. Só três anos depois se detectou uma irregularidade?
O texto ainda refere problemas com as Etar’s por falta de manutenção e o desaparecimento de computadores e pastas de alguns gabinetes.
Exigem-se explicações?

11 Comments:

Blogger Praça Stephens said...

Pois, claro observador, enquanto se exigem explicações a CDU não vai cumprindo o que prometeu ao eleitorado, esse artigo é já disso uma prova evidente, ou seja, fuga à responsabilidades desculpando-se com a herança, nada que já não se esperasse...
As falsidades inqualificáveis desse escrito vão ser respondidas de outro modo, mas ainda assim posso esclarecer:
1 - Os terrenos da zona industrial foram protocolados com o governo, a câmara comprou o terreno florestal para entregar e, posteriormente, o património de estado enviou à câmara os encargos a suportar depois da venda dos mesmos devidamente infra-estruturados, a camara aprovou (podem-se consultar as actas) esse procedimento; neste momento apenas falta a homologação desse protocolo (nem sei se já não foi feito).
2 - A única mobília que foi comprada para gabinetes foi-o há cerca de 4 anos, tenho a impressão que ainda no mandato de 1998/2002 ou no início de 2003, portanto, falsidades inqualificáveis.
3 - As pessoas que saíram levaram apenas os seus pertences individuais, como é óbvio, se assim não fosse era roubo e tinha que ser participado às autoridades policiais, eu, por exemplo, trouxe as fotos dos meus filhos, alguns livros meus e limpei o computador das coisas pessoais (e-mails, textos, discursos, artigos de jornal, etc) entreguei as chaves do carro, o carro e o telemovel.
4 - Mais uma falsidade ter-se remetido o processo de apoio a um clube para o Tribunal de Contas;

Como já nos habituou o articulista não tem nenhuma credibilidade, mas este artigo foi-lhe certamente encomendado pelo partido para tentar esconder as incapacidades próprias e imputarem as culpas aos outros, já estava à espera de tudo isto. Com tudo isto a Marinha vai parar, o governo e os executivos anteriores vão ser responsáveis por tudo, vocês vão ver...

Caro observador, sugestões para pedir explicações:

1 - porque é que a CDU prometeu baixar despesas e já aumentou os custos do executivo, com vereadores sem nada para fazer ?
2 - porque é que a CDU dizia que reuniões semanais favoreciam a discussão mais pormenorizada dos problemas e marcou logo reuniões quinzenais ?
3 - porque é que o presidente da câmara disse, já depois das eleições, que iria rever o PDM em 2 anos e depois veio o sr Manuel Felgueiras da concelhia do PCP dizer que não iria ser feito nem em 4 anos ?
4 - Porque é que a CDU prometeu baixar a taxa do IMI e na última reunião decidiu manter o mesmo valor ?
5 - porque é que a CDU tarda em tomar decisões relativamente ao mercado (vai ouvir os logistas) e porque é que a opinião destes há-de valer mais que a da restante população ?
Os exemplos não acabam...

4:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...pois - os cães ladram, a caravana passa e a CDU faz tábua raza do que apregoou antes e durante a campanha eleitoral. No sábado foi vê-los (Assembleia Municipal) a aprovar uma taxa de IMT de 8%, a mesma de que tinham discordado há uns tempos - lembram-se? Como diria Vale e Azevedo: "Sejam sérios! Sejam sérios!"
Segue-se o "Apreensivo IV"...

6:26 da tarde  
Blogger Cão com Pulgas said...

A opinião de um vendedor do mercado parece afinal valer mais do que se pensava. E eu que julgava que eles só serviam para receber beijinhos e autocolantes durante a campanha eleitoral.

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

corrijo: IMI e não IMT. As minhas desculpas ao IMI (e ao IMT).

10:53 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:19 da manhã  
Blogger PaKaSan said...

Calma! :)
Ainda estamos a um mês da posse!!!
Estas trocas de galhardetes, entre vencedores e derrotados, parecem comuns mas terão de terminar entretanto...
Quem chega tem de arrumar a casa e depois, na altura e local exactos, a comunidade cá estará para pedir contas.
Boa sorte e muita inspiração para trabalhar é o que desejo a todos nós! É que... desenganem-se! Temos de trabalhar todos para melhorar a nossa cidade...
amarinhadecalhostras.blogspot.com

2:07 da manhã  
Blogger mixtu said...

Observador: Já faz algum tempo que não posta, o tempo por aí tem estado enublado que não dá para observar? :)

9:27 da tarde  
Blogger mg said...

hasta siempre

3:34 da tarde  
Blogger PaKaSan said...

Que este novo ano lhe traga luz para ver, esperança para acreditar, alegria para festejar, respeito para retribuir, liberdade para decidir e força para continuar...
Ano Novo, vida nova: Novos posts???
Feliz Ano Novo! :)

2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

jiEntão ó rapaziada do Marinha Grande Que Futuro... que é feito de vocês?? Perderam-se? Vejam lá se raparam a bússula e voltam rapidamente, já que fazem falta na blogoesfera marinhense... O vosso estilo é bom e, se não continuarem, é uma brecha dicilmente colmatável...
Voltem que são bem-vindos!

8:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Das suas formas mais profundas,a democracia, hoje, faz-se. Fazemos uma democracia baseada num interesse "sui generiis" ,ou talvez,num duplo interesse, individual e ,depois, colectivo..
Estaremos num Pós-democracia; onde, apenas faz, e,não se pensa política!!
Será a desconcentração administrativa uma desconcentração do interesse individual ou do interesse colectivo?
Caros pensadores,apesar do homem ser um animal, racional, e puramente egoísta ,não deixa de ser uma animal social,e vê na sociedade o meio para atingir os seus fins.
Caros amigos, onde nos estaremos, todos, a apoiar??

6:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home