quinta-feira, outubro 20, 2005

Apreensivo II


O Jornal da Marinha Grande, de hoje, dia 20 de Outubro, tem uma manchete preocupante. Lê-se: “Mercado fica na antiga resinagem”. É um erro. Um erro que se vai pagar caro no futuro. Não sou defensor do mercado construído ao lado do centro comercial Atrium. A rua das Portas Verdes não tem condições para a quantidade de tráfego que a localização de uma estrutura daquelas pode gerar. Mas deixar o mercado no edifício da antiga resinagem é “matar” o centro tradicional da Marinha Grande.
O projecto que a actual Câmara tem para aquele edifício histórico é interessante. Serviços públicos (Câmara e administração central), lojas, cinemas, espaço para artesãos, restaurante e esplanada são algumas das propostas. A estes somava mais um centro associativo e um pequeno espaço museológico onde se “contasse” a história da Marinha Grande, que serviria de complemento ao Museu do Vidro.
Parece-me que uma estrutura destas poderia “salvar” o centro tradicional. Manter o mercado no local só vai adiar a desertificação comercial da zona, mas não vai resolver o problema. É uma medida populista e que mostra uma visão curta.
Mais apreensivo fico, quando leio que se defende salas de cinema para o novo mercado, ao lado do centro comercial Atrium. Uma sala, talvez duas, é razoável. Mais do que este número é um problema grave. É mais um golpe no centro tradicional. Cinemas sim, mas no edifício da resinagem.

Nota de rodapé: é preciso acabar com a desinformação na questão do Parque da Cerca. O comunicado enviado ao Jornal da Marinha Grande por Barros Duarte e Artur Pereira de Oliveira revela pouco sentido de Estado. O que é grave. Há situações em que se deve reflectir e depois falar.

6 Comments:

Blogger Cão com Pulgas said...

Um comunicado, a dois dias das eleições, de uma associação ambientalista está, segundo a bolsa de valores dos políticos, ao mesmo preço que uma cedência num dossier importante como é um mercado municipal.
Com que moral é que me pedem que denuncie, que prove as minhas suspeitas, que me cale? As evidências entram-nos pelos olhos dentro. Quem é que defendeu na campanha eleitoral esta ideia de manter o mercado onde está? O PSD, meus senhores!
À falta de soluções para o problema do mercado, e para muitas mais coisas, o manifesto eleitoral da CDU está a transformar-se no do PSD. A esta osmose dá-se o nome de jogada política, pode resultar de um acordo pré-eleitoral ou tratar-se apenas de uma vingança entre comadres.
O que descredibiliza a política não é o teor das campanhas, as promessas excessivamente optimistas dos políticos. Não são as suas gravatas nem o seu discurso enfadonho. Isso é para quem vê política como se de um mero programa televisivo se tratase. Para mim, é o que vem depois. A falta de empenho, a falta de ideias e sobretudo esta mania de pensar que em política tudo tem um preço.
Que grande sapo!

2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois! Acho que vamos ter o "Apreensivo III", "Apreensivo IV", "Apreensivo V"...

6:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://quercus.sensocomum.pt/pages/defaultArticleViewOne.asp?storyID=1368

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Metais Pesados no Parque da Cerca na Marinha Grande - Quercus exige intervenção urgente das autoridades competentes

10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É um erro sim senhor. Diria mais, um grande e crasso erro.

Pelo menos, a meu ver, por 3 motivos:

1º)A completa aniquilação do comercio tradicional.

2º)A completa aniquilação de uma centralidade.

3º)O dinheiro gasto no mercado novo, o dinheiro a gastar na demolição desse mesmo mercado, o dinheiro a gastar na remodelação do mercado velho.

Não diminuindo em nada o peso dos dois primeiros, é o terceiro que, digo de novo a meu ver, deveras preocupante.

Todos sabemos que a localização do novo mercado foi um erro, um erro grosseiro. Mas o dinheiro está gasto! E agora em vez de se pensar em ultrapassar os tambem erros de construção e colmatar as necessidades apontadas por forma a tornar possivel a passagem dos vendedores, de se iniciarem conversaçôes com os moradores da zona por forma a encontrar um plataforma de cohabitação pacifica entre os moradores e os utilizadores do mercado, de se encontrarem alternativas para estacionamento. Não. Falam em abandonar o que já está feito fazendo tábua rasa de tantos milhares de euros já investidos.
Andasse a brincar com o dinheiro que é de todos nós?
Mas que raio de alternativa politica foi esta?
Encontrem alternativas falando com as pessoas envolvidas, com as pessoas que possam ser as mais prejudicadas com a localização do mercado novo, cumpram a promessa que fizeram: a passagem dos vendedores para o mercado novo sem lhes cobrarem um tostão.
Tudo é negociável. O resultado destas eleiçôes no concelho é a prova viva disto mesmo! Um Vodka-laranja que ao que já veio a publico, me parece intragável logo á partida.

Só falta mesmo agora o CDS ou o BE pensarem em também eles, negociarem entre si, uma oposição concertada. O CDS sem estar representado em lugar nenhum e o BE com os representantes que tem.

12:26 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Pelo menos...Há muito mais a unir ao CDS ao BE que a CDU ao PSD...

11:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home