quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Esperamos tanto...

Vou usar este nosso espaço...
Vai ser um bocado em jeito de desabafo, e espero que não se chateiem comigo por isso. Mas estou tão farto que só me apetece gritar e dizer asneiras.
Tempo, relógio, esperar e rotina são as palavras que eu gosto menos.
Tenho um problema... Não consigo trabalhar bem com o tempo, ou pelo menos não consigo trabalhar como as pessoas que estão em meu redor parecem conseguir. Isso chateia-me muito... Estou muito farto de esperar, quando espero não me consigo abstrair do relógio, do tempo. Mas isso sou eu... Eu também fico desconfortável quando tenho que deixar alguém à minha espera. Muito desconfortável mesmo.
Ok... Aproveito e peço desculpa aqueles que já, de alguma forma, esperaram por mim, espero que não os tenha chateado tanto como às vezes me chateiam a mim, mas acreditem que sempre fiz os possíveis para não falhar muito, e não me parece que a maioria das pessoas que me rodeiem o façam.
Isto tudo porque estou farto de esperar pelo estado, pelos ministérios, pela autarquia, pela segurança social, pelas finanças, pelos colegas, pelos amigos, pelas pessoas que trabalham comigo, e pelas pessoas que não trabalham comigo, ou seja, estou farto de esperar por um país. E custa-me muito esperar por tudo...
Ás vezes devia ter mais calma, eu sei.
Tenho para mim que quase tudo funciona em câmara lenta, como na televisão.
Valerá a pena esperar por um país assim?

29 Comments:

Blogger Bruno Monteiro said...

Não Observador,

Não tem haver com democracia ou ditadura. Tem haver com mentalidades.
E eu falo do país, das pessoas, de tudo, não é só das instituições estatais.
E quando te referes que há mais prioridades no mundo que aquelas que julgamos ser as nossas, referes-te a quê, mais propriamente? É que eu não falo de nada em especial, falo de tudo em geral, da lentidão em que evoluímos, falo da lentidão a que as nossas mentalidades evoluem.
A pressa é inimiga da perfeição, pois é...
Mas eu falo-te da lentidão e da imperfeição, é o que vejo mais.

Eu tento sempre fugir as comparações, e cada macaco no seu galho...
Mas diz-me. Não é melhor pensar em melhorar do que constatar que há alguém pior que nós? Além de que o nosso comboio, o comboio da Europa, começa a fugir. E estou farto de ouvir referencias de que Portugal é o país pior nisto, pior naquilo.

Já que falamos de ESPERA... Ainda há pouco um estudo revelou que somos dos país da União que mais espera pelos transportes públicos. E por aí fora.

Está na hora de acordar, ou não?

A nossa revolução já foi há uns anitos, depois disso adormecemos.

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Bruno Monteiro, olá Observador Marinhense...
Li o texto do Bruno e penso que o percebi, talvez porque sinta um pouco como ele! De facto, também me doi particularmente estar constantemente a ouvir dizer que nós, portugueses, somos (quase sempre) os últimos do 'ranking' europeu para isto e para aquilo.
Tal como o Bruno também advogo que temos de, definitivamente, acordar se não quisermos perder um trajecto de futuro que se veja e do qual nos possamos orgulhar!!
Mas, atenção Bruno que a tarefa não é nada fácil se tivermos em conta que, todos nós, repito, todos nós temos de rever, profundamente, as nossas mentalidades... E isso é o mais grave, porque o problema é de tal modo complexo que às vezes ponho em dúvida se nós seremos capazes de 'dar a volta por cima'...
Exemplos: Só dois ou três (mas acreditem que poderia elencar uma lista enormíssima e sem qualquer dificuldade). Vamos então aos exemplos -No seio das nossas famílias, quais são os programas de televisão que escolhemos?; nas nossas casas quantas são as que têm uma biblioteca, por mais pequena que seja?; Quantos pais se encarregam de um verdadeiro acompanhamento da vida escolar dos seus filhos?; Quantos de nós nos impomos regras cívicas e de honestidade, por exemplo seleccionando os lixos, não fugindo ao fisco? Etc. Etc,
Parece que não Brubo, mas isto está tudo intimamente ligado. Numa palavra, nós temos, primeiro que tudo, de rever
a nossa capacidade de desenvolver um 'modus vivendi' de CIDADANIA e, isso, tem-nos faltado, infelizmente.
Por outro lado, temos de ser capazes de saber escolher os nossos representantes políticos e, uma vez eleitos (os que escolhemos ou os outros), deveremos exigir-lhes o cumprimento escrupuloso dos seus programas.
E, claro, não poderei de deixar de ter uma palavrinha para determinado tipo de funcionários públicos. Isto é, para aqueles que acham que um emprego no estado é um objectivo que, uma vez alcançado, não os obriga a mais deveres que não seja o marcar o ponto. O Bruno sabe, com toda a certeza, o que eu quero dizer!...

Mas também tenho de dar alguma razão ao Observador Marinhense, pois temos de ter alguma paciência em ir esperando que as coisas melhorem... há 32 anos, por esta altura, eram bem piores!. De qualquer forma, 30 anos são tempo demais e nós não temos mais tempo para perder... numa palavra, temos de estar atentos e sermos mais, muito mais, exigentes e não termos medo de mostrar a nossa indignação.
Boa tarde, desculpem lá!
Ah! já me esquecia... gosto muito do vosso 'blog', pena é que não sejam mais activos!...

5:11 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Claro Marinhoto,
Quando falamos de evolução de mentalidades, falamos de um processo complicadíssimo. Tudo o que dizes é verdade, e eu partilho da mesma opinião.
Acho que cada vez somos mais influenciados pelos mídia, as estruturas de comunicação social e marketing são cada vez mais fortes, tudo gira à volta delas, e acabam por ter um papel bastante grande, e perigoso, nas diferentes sequências do nosso dia-a-dia, tudo porque aqui, o dinheiro é o que importa. Tudo é pensado para nos fazer deixar de pensar, tudo é pensado por nós, e isso limita o nosso melhor desenvolvimento em sociedade. Já tenho falado mais vezes disto. Todos esses exemplos que dás sobre o que consumimos são verdadeiros e, quanto a mim, em nada nos educam. E este é o grande problema, A educação.

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blog, oxalá os temas e os participantes continuem a elevar a conversa, que tão interessante vai.
Na verdade somos um país de espera, talvez adiado. A violência e a repressão de antigamente deram lugar à incerteza e ao desalento. Orgulho-me de viver na Marinha Grande, de ser Português, e quero ser capaz de gritar isto bem alto, pelo menos a quem me rodeia, sem medo e sem vergonha.
Para melhorarmos as coisas temos de começam em cada um de nós. Vamos ser optimistas e transmitir esta mensagem, em vez de permanentemente carpirmos as mágoas.
O Marinhoto tem razão, devemos exigir aos nossos representantes que se aliem a nós, partilhem a esperança, olhem para o que queremos deixar aos nossos netos. Não sejam egocêntricos, respeitem quem trabalha e ajudem a melhorar a sua vida.
Apenas como exemplo, estava a divagar pelos links que apresentam neste blog (sítios e blogs), vi o da Câmara, dos partidos políticos, e para surpresa minha encontrei um “PS Marinha Grande” que vai dar ao presidente da concelhia – João Paulo Pedrosa !!! Então o PS Marinha Grande só vai dar ao seu líder? Será que no PS local (já) não existem pessoas validas e que um simples clicar nos leve a saber algo da concelhia ? Será prepotência ? Ou será que o tal egocentrismo que nos leva a só olharmos para o nosso umbigo ? O PS Marinha Grande ainda não aprendeu com as ultimas eleições autárquicas, ou o Sr. João Paulo Pedrosa está a preparar-se para voltar a impor-se como candidato a presidente da Câmara?

8:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto que o Gold diz é absolutamente verdade. O PS é, na nossa terra, um partido por demais importante para não ter um sítio com características próprias onde, de uma forma objectiva, dê a conhecer aos marinhenses aquilo que é enquanto partido com responsabilidades de poder, quer gostemos ou não!...
Oxalá os seus dirigentes locais possam ter uma leitura correcta deste reparo que, na nossa modesta opinião, achamos uma mais valia da maior importância, não só para aquela organização política, mas para o nosso Concelho!..
Aguardemos!...

10:54 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

-o que fazemos quando não nos dão o talão ou o recibo das artigos que compramos?
-o que fazemos quando achamos a conta do restaurante exorbitanta?
-o que fazemos quando somos mal atendidos nos serviços públicos ou privados?
-o que fazemos quando vimos maltratar
uma criança ou um adulto?
-o que fazemos quando encontramos na web pequenos aprendizes de tirano a passear a sua arrogância?

Poucos são os que fazem alguma coisa.
A maioria de nós cria as condições para que Portugal esteja parado como no tempo do manholas de Sta.Comba, como parece querer dizer o Bruno. Só que, amigo Bruno, tudo me leva a pensar (pela forma como aborda o tema), que você como eu e a maioria de todos nós, nada fazemos nem individual nem colectivamente para que as coisas se alterem. E porquê?

1:52 da manhã  
Blogger Cão com Pulgas said...

Cidadãos de todo o Mundo, uni-vos!

4:08 da manhã  
Blogger Bruno Monteiro said...

Pois é amigo Zé Lérias,
As suas palavras soam experiência e muita vivência.
Eu, um dia, vou querer ser assim...
Mas para já fico-me pela estúpida arrogância,
Pouco mais sei fazer amigo...
Mas você já me deixou umas dicas. Agradeço-lhe.

8:12 da manhã  
Blogger ++!++ said...

BrUnO,

O problema da espera tem uma causa.

Chama-se ineficácia.

É duro contar-te isto assim ...mas cá vai:

1-vives num país em que tudo se discute: se um mercado tem ou não condições, se um semáforo está bem ou mal colocado, se um parque está ou não está contaminado, se o déficit está bem ou mal calculado.

2- Em nome da santíssima democracia cria-se assim um ruído de fundo gigante com discussões fúteis em redor de temas subejamente estudados por técnicos e cientistas.

3- vives num país que renega o conhecimento científico. Que prefere discussões popularuchas ao sabor do ritmo das notícias veinculadas pelos jornais nacionais (e regionais) a aceitar decisões racionais.

4- O teu País está num estado de coma profundo. A única coisa que o mantém vivo é a liberdade de falar.

Solução:
a) aceita que existem pessoas com mais conhecimentos que tu na variadas áreas da vida.
b) aceita as suas decisões;
c) exige resultados;
d) quantifica-os;
e) discute os resultados e não os meios;
f) acredita no que as pessoas conseguem ;
g) não acredites demasiado em ti.

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

GANA (4.20 PM)
Li com atenção e estou de acordo com muito daquilo que GANA diz neste comentário...
De qualquer forma ficou-me uma dúvida: As soluções apontadas e postas na segunda pessoa do singular, querem ser dirigidas (somente) ao Bruno, ou trata-se de uma simples figura de estilo e GANA quer que elas sejam extensivas a todos nós, inclusivé a ele próprio?!!
É uma questão aparentemente simples, mas, do meu ponto de vista, faz toda a diferença!...

4:37 da tarde  
Blogger ++!++ said...

Marinhoto,
e porquê ?

5:18 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Sim GANA,

Claro que aceito que há pessoas com mais conhecimentos que eu, aliás, eu pouco sei. Aceito as decisões dos outros, já o fiz muitas vezes. Acredito no que as pessoas conseguem... Acredito em mim, mas só em algumas coisas, noutras nem tanto. E por aí fora.
Eu gosto das pessoas, eu gosto de muitas pessoas, gosto de dar beijos e abraços, gosto de perceber o quão importantes são as pessoas para mim. E eu não existia se não tivesse muitas das pessoas que conheço. O problema é que por vezes apetece-me gritar. Sinceramente até quero que me ouçam, mas por outro lado quero que não me dêem muitos ouvidos.
Entendes?

6:06 da tarde  
Blogger ++!++ said...

Sou solidário com o teu grito...

Mas por ter outro ponto de vista, perfiro ir àquilo que considero serem as causas da tua aflição.

Eu acho é que sinceramente se houve em demasia frases do género:

"Os médicos são uns aldrabões"
"Os advogados uns gatunos"
"O Estado, uns chulos"
"Os arquitectos uns 2#$""
"Os engenheiros uns "#$*$"
...etc..

e depois continuam :
"vou tomar é o comprimido A ou B ..."
"vou fazer é eu a escritura, ou um contrato..."
"eu sei é que não vou pagar impostos..."
"eu é que desenhei a minha casa..."
"eu é que fiz a instalação electrica...."
etc...

E no fim gritam :

"Esta merda não anda!!.."

-----------------------------

Sei que o teu grito não é destes.

Mas sinto que a causa é a mesma.

A falta de respeito pelo próximo e pelo conhecimento.

É só isso...um desabafo ...
PAX

6:46 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

É verdade...

Também continuarei a tentar ir aquilo que considero as causas da minha aflição.

Mas ok...
E peço desculpa mais uma vez.

PAX e amor... Sim.

7:28 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Bruno: Você parece-me uma excelente pessoa, mas deixou-me arrazada com a sua resposta.
Oh homem, olhe que a minha intenção era ajudar...
Estou na casa dos 80, de facto.
Portanto, por 4 vezes, fiz 20 anos.

No fim dos primeiros julgava-me o senhor do mundo;
Nos segundos via-me como a mais esclarecida das pessoas, apesar das passageiras crises de identidade;
Nos terceiros, realizei que afinal não passava de um ser vulgar;
E nos quartos, voltei aos primeiros.
...esta maldita senilidade está a dar cabo de mim!
Eu entendo-o e peço-lhe para que continue a levar a vida a sério. Mas com moderação!

8:16 da tarde  
Blogger Bruno Monteiro said...

Peço desculpa, sinceramente.
Mas é que já estou tão farto de certas coisas, que já me é difícil aceita-las como as aceitava no inicio, e às vezes saí disto.
Zé Lérias, peço desculpa se o interpretei mal.

8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Resposta ao GANA (5.18PM)
Meu caro, está bem de ver porquê!... É que, para mudarmos este deplorável estado das coisas, é absolutamente necessário que sejamos todos nós a 'puxar o carro' e não devemos pretender que sejam somente os mais novos a fazê-lo, abdicando, inclusivé, da coisa mais bela que têm -os seus ideais!...
A nós, aqueles que, como eu, já passam dos sessenta, também são exigíveis sacrifícios e 'lealdade'... Além de bons exemplos, claro está...
Estou absolutamente certo de que concorda comigo, não é GANA?

4:34 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Bruno:
Faço votos para que esteja mais animado.
Não tem que pedir desculpa.
Estamos aqui (neste blog decente) para falar de coisas mais ou menos sérias.E também para nos entretermos,mandando de vez em quando umas bocas (com decência)uns aos outros...

...porque a vida é um "must",acredite Bruno! Mesmo com todas as suas contradições...

1:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

há blogs indecentes? onde? onde?
Ó Sr. Lérias, afinal ontem vi uma noticia de uma Sra. com 75 que navegava na net, mas afinal, se é como diz que está na casa dos 80, o senhor(a) bate-a ao pontos! E já agora não fique "arrazada" (8:16PM), a net ajuda acombater a solidão.

9:32 da manhã  
Blogger ++!++ said...

-É velho ?
-Mais ou menos...

-Meia idade ?
-Não, mais velho...

-Quê, sessenta ?
-Mais muito mais....

-Não me digas que....
-Ah pois....já se foi e ainda escreve para o blog ....

-E com é possível ?
-Os blogs são assim.....Vivem mais que os homens..

7:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Bruno:

Como lhe disse antes, a vida é mesmo um "must".
E como se fosse preciso um exemplo para o evidenciar, ele aí está, chegadinho hoje pela fresquinha (ás 9:32AM).

O(a) Senhor(a) que no-lo enviou, deve ter tido é um trabalhão intelectual do "caraças" para o descobrir (visto não parecer ter "dioptrias" para "ver" os tais Blogues habitados por gente vazia e ou ressabiada).

Paz e a(hu)mor é que é preciso (mesclado com umas alfinetadazitas para a gente acordar)!
Cumprimento-o e até sempre.

Nota: - Apesar de ter tentado enviar este post por 6 ou 7 vezes ainda não fui bem sucedido.As minhas "dioptrias" já não aguentam "ler" tanta evolução tecnológica...a idade não perdoa.

8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Está bem, está.

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vejam o blog

http://afontenova.blogspot. com

trás noticias do jpp

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então ó Observador Marinhense... acabaram os 'posts'?... Ou será que não há material para...

Penso que não será nem uma coisa nem outra... talvez trabalho a mais, não!?

Como vossa admiradora gostava de mais acção, até porque o vosso trabalho na 'blogosfera' parece-me muito ponderado!...

4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora viva S. Pedrocas, que saudades já tinha do seu convívio. Sempre atenta...
Até um destes dias e dê notícias, que já não se aguenta com tanto tédio.

12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só uma perguntinha: MORRERAM?...
Poderiam ter avisado, pois, pelo menos, sempre vos tinha acendido uma velazinha!!

12:40 da manhã  
Blogger Bruno Monteiro said...

Se morremos?
Talvez... pelo menos a cidade parece que sim!

Ahh... pera lá, houve já uma exposição porreira no Operário. Bem, afinal nem estamos nada mal.

1:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Truz...Truz...Truz... Está por aí alguém? Ou morreram de vez? Se morreram, por favor digam qualquer coisinha para eu vos mandar rezar, piamente, umas missinhas...
Que pena!... tinham uma carreira tão promissora à vossa frente!...

Esta amiga que gostava de vos ler,
São Pedrocas
5 de Abril, do ano da graça de 2006

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou do tempo em que este tipo de discurso derrotista e que todos nós Portugueses sabemos bem para onde atirou o país, tinha a receita que se aconselha, no minimo 90 dias na escola de cursos intensivos de Peniche, olha só o que te fizeram meu Portugal.

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home